Avaliação da qualidade no aeroporto de Marabá (Pará, Brasil): utilização de SERVQUAL, Modelo de Kano e QFD

Autores

  • Peri Guilherme Monteiro da Silva Universidade da Amazônia
  • Murilo Marques Menezes do Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Leonardo Augusto Lobato Bello Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v12i1.61498

Palavras-chave:

Turismo, Aeroporto, Serviços, SERVQUAL, Kano Model, QFD.

Resumo

Neste artigo se analisa a imposição de requisitos na prestação de serviços do aeroporto de Marabá, situado no sudeste do Pará, um dos estados que compõe o território brasileiro. Percebe-se o crescimento e participação constante do setor de serviços no Produto Interno Bruto — PIB brasileiro desta maneira as organizações focam-se em oferecer qualidade atrelada a seus serviços, não obstante, disto têm-se os aeroportos. Para alcance de entender qualidade segundo a demanda, utilizou-se no local de estudo a escala SERVQUAL, modelo de Kano e Desdobramento da Função Qualidade. O SERVQUAL identificando as lacunas entre a expectativa e a percepção dos usuários, modelo de Kano categorizando os atributos relevantes para a satisfação dos usuários e o QFD correlacionando os requisitos dos clientes com as características voltadas para o bem-estar dos clientes, a partir de seus anseios. A partir do resultado da pesquisa constatou-se a relevância de treinamento dos colaboradores e diminuição do tempo de espera como de suma importância a decisões voltadas a melhoria de qualidade.

Biografia do Autor

Peri Guilherme Monteiro da Silva, Universidade da Amazônia

Formação: Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestrando bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Murilo Marques Menezes do Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Formação: Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Leonardo Augusto Lobato Bello, Universidade da Amazônia

Formação: Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).  Atividade profissional: Professor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

Silva, P. G. M. da, Nascimento, M. M. M. do, & Bello, L. A. L. (2019). Avaliação da qualidade no aeroporto de Marabá (Pará, Brasil): utilização de SERVQUAL, Modelo de Kano e QFD. Turismo E Sociedade, 12(1). https://doi.org/10.5380/tes.v12i1.61498

Edição

Seção

Artigos