A qualidade do atendimento ao turista: um comparativo entre duas cidades, São José da Coroa Grande (Pernambuco, Brasil) e Maragogi (Alagoas, Brasil)

Autores

  • Eduarda Semeão da Silva Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP
  • Kaio Diego da Silva Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP
  • Josué Petrônio Quirino de Oliveira Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i1.57054

Palavras-chave:

Turismo, Qualidade no Atendimento, Fidelidade, Atendimento ao Turista.

Resumo

Diante de um mercado competitivo, atender bem é fundamental, com turistas cada vez mais exigentes, superar suas expectativas se tornou uma obrigação dentro do turismo, com isso o objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância na qualidade do atendimento no setor turístico. No estudo se fez uma comparação entre duas cidades litorâneas em relação ao atendimento dispensado aos turistas, em São José da Coroa Grande e Maragogi, duas importantes cidades litorâneas de Pernambuco e Alagoas, ambas no Brasil. Para tanto neste estudo de caso, se utilizou a metodologia baseada em uma abordagem qualitativa, exploratória, e bibliográfica, para mostrar que a qualidade do atendimento poderia ser a principal ferramenta de satisfação para os clientes. Os resultados demonstraram uma superioridade no atendimento dispensado aos turistas na cidade de Maragogi, que junto com sua rede hoteleira e resorts estava oferecendo uma maior infraestrutura, assim como uma qualificação maior no atendimento, demonstrando que atender bem ao longo do tempo vai significar não apenas lucro, mas também desenvolvimento econômico.

Biografia do Autor

Eduarda Semeão da Silva, Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP

Formação: Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares (FACIP). Endereço físico para correspondência: BR 101, Km 186 Sul, s/n, Engenho São Manoel. CEP: 55540-000 -Palmares – PE/Brasil.

Kaio Diego da Silva, Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP

Formação: Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares (FACIP). Endereço físico para correspondência: BR 101, Km 186 Sul, s/n, Engenho São Manoel. CEP: 55540-000 -Palmares – PE/Brasil.

Josué Petrônio Quirino de Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares-FACIP

Formação: Graduação em Administração pelo Centro Universitário UNIFAVIP, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atividade profissional: Professor na Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares (FACIP). Endereço físico para correspondência: BR 101, Km 186 Sul, s/n, Engenho São Manoel. CEP: 55540-000 - Palmares – PE/Brasil.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Silva, E. S. da, Silva, K. D. da, & Oliveira, J. P. Q. de. (2018). A qualidade do atendimento ao turista: um comparativo entre duas cidades, São José da Coroa Grande (Pernambuco, Brasil) e Maragogi (Alagoas, Brasil). Turismo E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.5380/tes.v11i1.57054

Edição

Seção

Artigos