Evolução e Potencialidades de Inovação do Turismo de Base Comunitária no Município de Guaraqueçaba – PR (Brasil)

Autores/as

  • Thiago Piazzetta Valente Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza http://orcid.org/0000-0001-5890-7789
  • Eduardo Jorge Costa Mielke King Abdulaziz University – Faculty of Tourism.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i3.55252

Palabras clave:

Turismo, Inovação, Governança, Sustentabilidade, Economia, Áreas Protegidas.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo avaliar a evolução de uma iniciativa de base comunitária em Guaraqueçaba-PR (Brasil), a Coopeguará, ao longo de seus 10 anos de atuação em termos do padrão de governança e acesso ao mercado. Além de entrevistas estruturadas, análise de documentos, relatórios, planos de negócio e publicações sobre o tema, a metodologia também incluiu a realização de benchmarking com outras cooperativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) no Brasil, para identificar padrões de governança e de acesso ao mercado. Os resultados revelaram que há diversas atividades ainda não exploradas, em especial as voltadas ao turismo de aventura. Por outro lado, a qualidade dos serviços e meios de acesso foram citados como principais dificuldades para operar roteiros turísticos nesse local. Em termos de sua governança, detectou-se que os padrões de tomada de decisão e de acesso ao mercado da Cooperaguará poderiam ser alvo de melhorias, comparativamente às cooperativas entrevistadas, que revelaram um padrão de governança bastante sólido. O trabalho em rede e o estabelecimento de vínculos é um passo que deve ser retomado em futuros investimentos na região.

Biografía del autor/a

Thiago Piazzetta Valente, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Formação: Graduação em Biologia pela UFPR, Especialização em Economia e Meio Ambiente (UFPR) e Mestrado em Agronomia (UFPR). Possui experiência nas áreas de Ecologia com ênfase em botânica aplicada, atuando principalmente nas áreas de ecologia de populações, etnobotânica, botânica econômica, manejo e conservação de produtos florestais não-madeiráveis. Atividade profissional: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, atuando nas áreas de gerenciamento de projetos, análise e planejamento de ações voltadas à conservação de ecossistemas naturais por meio de projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Eduardo Jorge Costa Mielke, King Abdulaziz University – Faculty of Tourism.

Formação: Graduação em Eng. Argonômica pela UFPR, Mestrado em Ciências Florestas (Curso de Pós Graduação e Ciências Florestais, UFPR). Doutorado em Planificacíon Gestíon y Desarrollo Turístico Sostenible pela Universidad de Málaga (Espanha). Atividade profissional: Possui expertise em Política de Turismo Municipal, Desenvolvimento Econômico, Cooperativas de Turismo e Turismo de Base Comunitária. É membro do Conselho Nacional de Turismo da CNC. 

Publicado

2018-01-11

Cómo citar

Valente, T. P., & Mielke, E. J. C. (2018). Evolução e Potencialidades de Inovação do Turismo de Base Comunitária no Município de Guaraqueçaba – PR (Brasil). Turismo E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.5380/tes.v10i3.55252

Número

Sección

Artigos