O Ensino do Turismo através do Cinema

Autores

  • Lorena Angélica Mancini Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus Apucarana
  • Michele Leandro da Costa UnIversidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus Apucarana
  • Sonia Maria Carrasco Guilen Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i3.54209

Palavras-chave:

Turismo, Cinema, Educação

Resumo

O presente artigo é resultado do Projeto de Extensão Cinema e Educação, desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR – Campus Apucarana (FECEA), com parceria do Centro de Estudos Aplicados ao Turismo da UNESPAR campus Apucarana (CEETUR). Na região atendida pelo projeto em específico não se teve conhecimento de atividades semelhantes, fato este que fez com que houvesse muitos interessados em participar. No projeto se buscou atuar na prática analisando os benefícios do uso do cinema para a prática educativa. O presente artigo objetivou analisar esta relação especificamente para o curso de Turismo, verificando como esta ferramenta estava sendo utilizada pelos professores, visando assim melhor aproveitamento desta arte na área. Quanto a metodologia do estudo em questão trabalhou-se com encontros quinzenais durante os meses de maio e junho do ano de 2016. Os filmes foram selecionados considerando suas temáticas unindo conteúdos a serem trabalhados e discutidos, relacionando-os com as áreas envolvidas no curso. Os filmes apresentados foram: Diários de Motocicleta (2004); Falando Grego (2009); Iracema - uma transa Amazônica (1975) e Comer, Rezar e Amar (2010). Após cada exibição foram feitas discussões com um mediador e os participantes e aplicado um questionário avaliativo. Concluiu-se que muitas vezes o filme ainda estava sendo usado como motivação para introduzir determinados conteúdos, porém constatando-se haver alguns professores que relataram as experiências associando educação e cinema argumentando ser um instrumento interessante tornando as aulas muito mais produtivas e dinâmicas, ampliando a capacidade de reflexão dos alunos, despertando o senso crítico da realidade.

Biografia do Autor

Lorena Angélica Mancini, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus Apucarana

Formação: Graduação em Turismo e Hotelaria pela UNOPAR, Especialização em Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Pontifícia Universidade Católica - PUC- Minas e em Metodologia da Ação Docente com ênfase no Ensino Superior pela Faccar, Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Professora do Curso de Turismo da UNESPAR - campus de Apucarana.

Michele Leandro da Costa, UnIversidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus Apucarana

Formação: Graduação em Turismo e Hotelaria pela Univali, Especialização em Gestão de Cerimonial, Protocolo e Eventos (CESUMAR). Atividade profissional: Professora do Curso de Turismo da UNESPAR - campus de Apucarana.

Sonia Maria Carrasco Guilen, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus Apucarana

Formação: Graduação em História pela Fafiman, Especialização em Deficiência Mental pela Fafijan, Mestrado em Concentração Formação do Professor (FAFIJAN). Atividade profissional: professora do Curso de Turismo da UNESPAR - campus de Apucarana.

Downloads

Publicado

11-01-2018

Como Citar

Mancini, L. A., Costa, M. L. da, & Guilen, S. M. C. (2018). O Ensino do Turismo através do Cinema. Turismo E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.5380/tes.v10i3.54209

Edição

Seção

Artigos