Cibercultura e as influências das redes sociais virtuais na escolha de destinos turísticos: direcionamentos a partir de teorias sociológicas dos laços sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i2.52528

Palabras clave:

Cibercultura, Redes sociais virtuais, Destinos turísticos, Teorias dos laços

Resumen

A partir de uma concepção complexa e interdisciplinar da realidade esta pesquisa, realizada da metade ao final do ano de 2015 na cidade de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil), tratou da relação de teorias sociológicas dos laços sociais e seus desdobramentos nas redes sociais virtuais, mais especificamente, no processo de escolha de um destino turístico pelas pessoas; bem como das influências e compreensão do comportamento de indivíduos e grupos neste ambiente. Desta forma, a mesma apresenta como objetivo geral, analisar a influência das redes sociais virtuais no comportamento de escolha de destinos turísticos por indivíduos. A metodologia, de base quantitativa, adotou, para coleta de dados, o método survey, com a escolha não aleatória de 200 entrevistados e, para análise dos mesmos, estatísticas de distribuição de frequência e tabulação cruzada, com cálculo do coeficiente de correlação qui-quadrado. Como principal resultado pôde-se perceber que as redes sociais virtuais têm grande influência no processo de decisão de destinos turísticos por indivíduos, a partir de seus relacionamentos nas redes sociais, principalmente a partir de sua rede de amigos e familiares, ou seja, de seus laços fortes.

Biografía del autor/a

Marcelo Ferreira Trezza Knop, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Formação: Graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pelo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICE/UFJF). Mestrado em Administração, linha de pesquisa, Organizações, Gestão e Sociedade, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutorando em Ciências Sociais, linha de pesquisa, Políticas Públicas e Desigualdade, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atividade profissional: Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Juliane Santos Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Formação: Graduação em Ciências Humanas e Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda em Turismo, linha de pesquisa, Turismo, Planejamento e Gestão, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Knop, M. F. T., & Machado, J. S. (2017). Cibercultura e as influências das redes sociais virtuais na escolha de destinos turísticos: direcionamentos a partir de teorias sociológicas dos laços sociais. Turismo E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.5380/tes.v10i2.52528

Número

Sección

Artigos