Segunda Residência na dinâmica urbana e turística da cidade de Portalegre (Rio Grande do Norte/RN, Brasil)

Autores/as

  • Antonio Jaldesmar da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosa Maria Rodrigues Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Freire Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.49229

Palabras clave:

Turismo, Espaço Urbano, Segunda Residência

Resumen

O presente artigo objetiva analisar a influência da segunda residência na dinâmica urbana e turística da cidade de Portalegre (Rio Grande do Norte/RN, Brasil). O estudo inicia com um breve histórico sobre a temática, discutindo, os objetivos específicos que serão direcionados para composição dos aspectos históricos e teóricos sobre Segunda Residência e as mudanças no espaço urbano e turístico em decorrência da instalação destas, neste município. A pesquisa com metodologia descritiva analítica e abordagem quali-quantitativa, foi norteada através de entrevistas com os representantes do Poder Público e loteamento Varandas da Serra, e formulários semiestruturados aplicados com os turistas de segunda residência durante os finais de semana. Vale salientar, que a temática mereceu ser aprofundada devido os poucos estudos na área, principalmente direcionados a segunda residência em cidades serranas potiguares. Através das pesquisas em campo, os resultados apontaram para o fato de que o turismo contribuiu de forma efetiva para o crescimento das segundas residências, e, consequentemente para o aumento da valorização do uso do solo e ampliação da demanda por equipamentos e serviços urbanos. No entanto, percebeu-se que após o ano de 2012, as ações aconteceram de forma limitada, tendo em vista as precárias condições financeiras por parte do Poder Público. Ainda assim, os turistas estavam optando pelo município, motivados principalmente, pelas amenidades naturais que justificam uma melhor tranquilidade para momentos de descanso. Portanto, entende-se que a cidade estava dispondo de uma diversidade de elementos naturais, urbanos e turísticos, favorecendo o crescimento do turismo e das segundas residências e acentuando a dinâmica urbana local.

Biografía del autor/a

Antonio Jaldesmar da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Formação: Graduação em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Técnico em Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Especialização em Gestão e Estratégica de Marketing pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (Plandites/UERN). Atividade profissional: Coordenador Municipal de Turismo, Eventos e Lazer na Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz - RN.

Rosa Maria Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação: Bacharelado e Licenciatura em Geografia; Mestrado em Geografia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (UFRN).

João Freire Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró

Formação: Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atividade profissional: Professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró/RN.

Publicado

2017-04-30

Cómo citar

da Costa, A. J., Lopes, R. M. R., & Rodrigues, J. F. (2017). Segunda Residência na dinâmica urbana e turística da cidade de Portalegre (Rio Grande do Norte/RN, Brasil). Turismo E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.49229

Número

Sección

Artigos