Turismo e Mobilidade: um diagnóstico da acessibilidade geográfica à fronteira Chuí-Rio Grande do Sul/RS, Brasil/Chuy, Uruguai

Autores

  • Jaciel Gustavo Kunz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Eline Tosta Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i3.48408

Palavras-chave:

Turismo, Mobilidade territorial, Acessibilidade geográfica, Fronteiras. Chuí/Brasil-Chuy/Uruguai.

Resumo

O tema “mobilidade turística”, cujo debate ainda é incipiente no Brasil, transcende a ideia do deslocamento tendo o turismo como finalidade. O objetivo deste trabalho foi o de diagnosticar a acessibilidade geográfica da fronteira Chuí/ Rio Grande do Sul, Brasil - Chuy/Uruguai a partir da análise dos principais fluxos do transporte aéreo dos aeroportos de Pelotas/RS/Brasil, Porto Alegre//RS/Brasil e Montevidéu/Uruguai e levantamento da oferta de acesso por meio do transporte coletivo rodoviário. Foram consultados diariamente os voos dos aeroportos no período de 7 dias ininterruptos e páginas web de empresas de ônibus que operavam linhas regulares até a fronteira. Pôde-se observar que a acessibilidade estava relacionada a outros fatores senão à (in)disponibilidade de transporte e que para compreender a mobilidade é necessário considerar fatores políticos e estratégias econômicas e corporativas. Sugere-se para estudos futuros relacionar como a acessibilidade local e a micro acessibilidade implicam no turismo emissivo e receptivo nas áreas de fronteira.

Biografia do Autor

Jaciel Gustavo Kunz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Formação: Graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado em Turismo pela Universidade Caxias do Sul (UCS) e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atividade profissional: Docente no Curso de Turismo Binacional da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Coordenador do Projeto de Pesquisa “Mobilidade turística na fronteira Chuí-Brasil/Chuy-Uruguai”.

Eline Tosta, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Formação: Bacharelado em Turismo Binacional do Campus Avançado da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizado no município de Santa Vitória do Palmar. Bolsista do Projeto de Pesquisa “Mobilidade turística na fronteira Chuí-Brasil/Chuy-Uruguai”. Endereço físico para correspondência: Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santa Vitória do Palmar.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Kunz, J. G., & Tosta, E. (2016). Turismo e Mobilidade: um diagnóstico da acessibilidade geográfica à fronteira Chuí-Rio Grande do Sul/RS, Brasil/Chuy, Uruguai. Turismo E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.5380/tes.v9i3.48408

Edição

Seção

Artigos