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A importância da revitalização da Rua 14 de Julho para o fortalecimento da identidade cultural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil

Daniela Sottili Garcia, Josiane Agostini de Almeida Reis, Luciana de Jesus Rabêlo Silva

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar a proposta de revitalização da Rua 14 de Julho, principal rua comercial do centro urbano de Campo Grande – Mato Grosso do Sul/MS (Brasil), no intuito de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da cidade e incentivar o desenvolvimento do Turismo Cultural. Como objetivos específicos, propôs-se averiguar por meio de fontes bibliográficas e documentais, como ocorreu o processo de formação da cidade e como se planejou a revitalização de seu centro urbano; e por fim, analisar a revitalização da Rua 14 de Julho, comparando-a com os exemplos das cidades de Curitiba – Paraná/PR (Brasil) e Florianópolis – Santa Catarina/SC (Brasil), que tiveram algumas ruas ou o centro revitalizado. Para esta pesquisa foram utilizados o método comparativo e observação in loco, além de pesquisa bibliográfica e documental. Por meio deste estudo, desenvolvido no ano de 2014, foi possível afirmar que a revitalização atingirá o objetivo proposto caso sejam devidamente seguidas às diretrizes e estratégias propostas no Plano de Revitalização (2010), pois, entre outros benefícios, a realização desta revitalização na íntegra, poderá contribuir com o desenvolvimento do Turismo nesta cidade, fortalecendo, sobretudo, a identidade cultural do campo-grandense e por meio disso, incentivar o desenvolvimento do Turismo Cultural.

Palavras-chave


Turismo; Revitalização; Identidade; Cultura

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i3.48312