A importância da revitalização da Rua 14 de Julho para o fortalecimento da identidade cultural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil

Autores/as

  • Daniela Sottili Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Josiane Agostini de Almeida Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Luciana de Jesus Rabêlo Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i3.48312

Palabras clave:

Turismo, Revitalização, Identidade, Cultura

Resumen

O objetivo deste artigo foi analisar a proposta de revitalização da Rua 14 de Julho, principal rua comercial do centro urbano de Campo Grande – Mato Grosso do Sul/MS (Brasil), no intuito de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da cidade e incentivar o desenvolvimento do Turismo Cultural. Como objetivos específicos, propôs-se averiguar por meio de fontes bibliográficas e documentais, como ocorreu o processo de formação da cidade e como se planejou a revitalização de seu centro urbano; e por fim, analisar a revitalização da Rua 14 de Julho, comparando-a com os exemplos das cidades de Curitiba – Paraná/PR (Brasil) e Florianópolis – Santa Catarina/SC (Brasil), que tiveram algumas ruas ou o centro revitalizado. Para esta pesquisa foram utilizados o método comparativo e observação in loco, além de pesquisa bibliográfica e documental. Por meio deste estudo, desenvolvido no ano de 2014, foi possível afirmar que a revitalização atingirá o objetivo proposto caso sejam devidamente seguidas às diretrizes e estratégias propostas no Plano de Revitalização (2010), pois, entre outros benefícios, a realização desta revitalização na íntegra, poderá contribuir com o desenvolvimento do Turismo nesta cidade, fortalecendo, sobretudo, a identidade cultural do campo-grandense e por meio disso, incentivar o desenvolvimento do Turismo Cultural.

Biografía del autor/a

Daniela Sottili Garcia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduação em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo e de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Membro dos Grupos de Turismo: planejamento, gestão e desenvolvimento – PLANGEDTur, e GREFRONTER. Coordenadora Geral de Estudos e Pesquisas da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – FUNDTUR.

Josiane Agostini de Almeida Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduação em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Luciana de Jesus Rabêlo Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Professora Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no curso de Turismo.

Publicado

2017-01-31

Cómo citar

Sottili Garcia, D., Reis, J. A. de A., & Silva, L. de J. R. (2017). A importância da revitalização da Rua 14 de Julho para o fortalecimento da identidade cultural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Turismo E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.5380/tes.v9i3.48312

Número

Sección

Artigos