O problema da mudança cultural e o papel do Turismo ou o que podem ensinar os índios sobre economia

Autores

  • Sandro Campos Neves Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.48299

Palavras-chave:

Turismo, Mudança Cultural, Antropologia do Turismo, Povos Indígenas.

Resumo

Ao longo deste trabalho se procurou revisitar aspectos do campo denominado de Antropologia do Turismo no que se refere à abordagem da mudança cultural. Buscou-se discutir o processo de mudança cultural relacionado ao turismo ressaltando o protagonismo das comunidades locais receptoras. Para tanto foi empreendida uma análise da contribuição à questão prestada pela Antropologia do Turismo e interposta a elas algumas teorias etnológicas da transformação indígena. Espera-se demonstrar, como resultado, o modo como as comunidades locais atuam e podem atuar no turismo de modo a preservar o seu senso de identidade e como, no processo, terminam por modificar o próprio turismo.

Biografia do Autor

Sandro Campos Neves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UFBA (UESC/UFBA) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Departamento de Turismo do Setor de Ciências Humanas (DETUR/SCH). Membro do Conselho Científico da Revista Turismo e Sociedade desde outubro de 2013.

Downloads

Publicado

30-04-2016

Como Citar

Neves, S. C. (2016). O problema da mudança cultural e o papel do Turismo ou o que podem ensinar os índios sobre economia. Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.48299

Edição

Seção

Opiniões (Comitê Científico)