Um estudo de caso sobre o Turismo Cultural em Porto Nacional, Tocantins (Brasil)

Autores

  • Núbia Nogueira do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ordália Dias da Silva Guilherme Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i3.47789

Palavras-chave:

Turismo, Turismo Cultural, Tombamento, Patrimonialização, Porto Nacional/TO.

Resumo

Nesse estudo se propõe discutir as ações que embasam a prática e a existência do Turismo Cultural na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins (Brasil). Discute-se a prática do desenvolvimento do turismo cultural urbano com o fim de facilitar a promoção das atividades turísticas na cidade. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário1 aos turistas que visitaram a Catedral Nossa Senhora das Mercês e o Museu Histórico e Cultural no período referente ao mês de julho e dezembro de 2013, com objetivo de conhecer o símbolo mais representativo considerado ponto turístico e/ou histórico para os turistas. Ao segundo grupo, os moradores do centro histórico da cidade de Porto Nacional, Tocantins, em especifico, a área tombada, foram feitas entrevistas2. Para esse grupo, foram realizadas entrevistas a respeito da participação dos moradores no processo de patrimonialização do Centro Histórico da cidade de Porto Nacional–TO e a opinião sobre a prática do turismo cultural na cidade. No decorrer da análise chegou-se conclusão do ponto de vista dos turistas quanto a existência do turismo cultural na cidade e o ponto de vista dos moradores quanto a participação do processo de tombamento e a existência do turismo cultural.

Biografia do Autor

Núbia Nogueira do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Formação: Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialização em MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atividade profissional: Bibliotecária - Documentalista da Universidade Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional - TO.

Ordália Dias da Silva Guilherme, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Formação: Graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins; Especialização em Metodologia do Ensino da História e Geografia e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Suldamérica; Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Ciências da Educação - Universidad del Norte - UNINORTE-PY. Atividade profissional: Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus de Porto Nacional. É membro do grupo de pesquisa da OPTE - Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais na UFT e do grupo Multidisciplinar em Trabalho colaborativo - GPMTC no IFTO.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Nascimento, N. N. do, & Guilherme, O. D. da S. (2016). Um estudo de caso sobre o Turismo Cultural em Porto Nacional, Tocantins (Brasil). Turismo E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.5380/tes.v9i3.47789

Edição

Seção

Artigos