Estudo do perfil dos turistas que visitam a Ilha Grande a partir do Cais de Santa Luzia, Angra dos Reis – Rio de Janeiro, Brasil

Tiago Boruchovitch Fonseca, Wilson Martins Lopes Junior

Resumo


Angra dos Reis é um município do estado do Rio de Janeiro (Brasil), de cuja Economia a atividade turística representa uma importante parcela. Muitos dos turistas são atraídos para esse município devido às belezas naturais das ilhas de Angra dos Reis que compõem a baía da Ilha Grande. Parte expressiva do fluxo de visitantes que se dirigem para o referido município tem como destino a Ilha Grande. Diante disso, o objetivo do presente artigo consistiu em investigar as características dos turistas que visitavam a Ilha Grande, no que diz respeito ao seu perfil socioeconômico e ao tipo de turismo realizado. O método privilegiado foi quantitativo, trabalhando com pesquisa bibliográfica e entrevistas estruturadas. Foram aplicadas entrevistas aos turistas prestes a embarcar pelo “Cais de Santa Luzia”, um dos principais pontos de acesso à localidade. A coleta de dados realizou-se em duas fases, na alta estação turística e na baixa do ano de 2015, para tecer análises comparativas. Identificaram-se algumas diferenças qualitativas entre as estações turísticas: a alta estação proporcionando maior atratividade de turistas oriundos de localidades mais distantes, assim como um turismo mais heterogêneo do ponto de vista das praias visitadas e dos tipos de hospedagem. Além disso, a renda média e a escolaridade dos entrevistados tiveram variações entre as estações, demonstrando a pertinência dessa variável na compreensão dos estudos turísticos em Angra dos Reis.


Palavras-chave


Turismo; Perfil de Turistas; Angra dos Reis; Ilha Grande.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i2.47118

 

A edição atual está em andamento e os artigos concluídos já estão disponíveis. Ao final, quando a edição completar o seu número de artigos, ela será encerrada.