Sustentabilidade na hotelaria

Autores

  • Barbara Fernandes do Nascimento Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
  • Vanuza Bastos Rodrigues Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.46313

Palavras-chave:

Turismo, Hospitalidade, Serviços, Hotelaria, Sustentabilidade, Stakeholders

Resumo

Trabalhar o conceito de sustentabilidade nas empresas pode significar uma grande influência nos resultados que elas desejam alcançar e, também, um importante diferencial no mercado. Por isso, muitos empreendimentos têm adotado esta política e trabalhado a gestão sustentável em seu dia a dia. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte problemática: “Por que os quesitos ambientais, sociais e econômicos seriam importantes para a gestão de um hotel?”. Teve-se por objetivo apresentar a importância de uma gestão sustentável em hotéis, visando ao equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos para o sucesso do empreendimento, considerando a hospitalidade na relação com os stakeholders para tal. Examinou-se como estava se dando essa gestão sustentável em hotéis, mostrou-se a importância dos stakeholders para esta gestão e procurou-se avaliar como a hospitalidade exerceria influência na relação entre as partes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, empírica e qualitativa. Apresenta-se como um estudo de casos múltiplos, realizado nos hotéis Intercontinental São Paulo, Meliá Jardim Europa e Pullman Ibirapuera localizados na cidade de São Paulo (São Paulo/SP, Brasil). Os resultados obtidos revelaram a importância de se trabalhar a sustentabilidade, considerando os stakeholders para o sucesso dessa gestão.

Biografia do Autor

Barbara Fernandes do Nascimento, Universidade Anhembi Morumbi

Formação: Bacharel em Hotelaria, pela Universidade Anhembi Morumbi.

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Formação: Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero e em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado em Turismo na Universidade Federal do Paraná. Atividade profissional: Coordenadora do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

Vanuza Bastos Rodrigues, Universidade Anhembi Morumbi

Formação: Bacharel em Biblioteconomia pela Escola da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais; Mestrado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

24-04-2017

Como Citar

Nascimento, B. F. do, Wada, E. K., & Rodrigues, V. B. (2017). Sustentabilidade na hotelaria. Turismo E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.5380/tes.v10i1.46313

Edição

Seção

Artigos