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Sustentabilidade na hotelaria

Barbara Fernandes do Nascimento, Elizabeth Kyoko Wada, Vanuza Bastos Rodrigues

Resumo


Trabalhar o conceito de sustentabilidade nas empresas pode significar uma grande influência nos resultados que elas desejam alcançar e, também, um importante diferencial no mercado. Por isso, muitos empreendimentos têm adotado esta política e trabalhado a gestão sustentável em seu dia a dia. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte problemática: “Por que os quesitos ambientais, sociais e econômicos seriam importantes para a gestão de um hotel?”. Teve-se por objetivo apresentar a importância de uma gestão sustentável em hotéis, visando ao equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos para o sucesso do empreendimento, considerando a hospitalidade na relação com os stakeholders para tal. Examinou-se como estava se dando essa gestão sustentável em hotéis, mostrou-se a importância dos stakeholders para esta gestão e procurou-se avaliar como a hospitalidade exerceria influência na relação entre as partes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, empírica e qualitativa. Apresenta-se como um estudo de casos múltiplos, realizado nos hotéis Intercontinental São Paulo, Meliá Jardim Europa e Pullman Ibirapuera localizados na cidade de São Paulo (São Paulo/SP, Brasil). Os resultados obtidos revelaram a importância de se trabalhar a sustentabilidade, considerando os stakeholders para o sucesso dessa gestão.


Palavras-chave


Turismo; Hospitalidade; Serviços; Hotelaria; Sustentabilidade; Stakeholders

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v10i1.46313