Open Journal Systems

Eventos, Viagens de Incentivo e Experiências: estudo de caso do 3º Workshop da Operadora Visual

Raquel Pazini

Resumo


Os eventos podem ser empregados como meios de comunicação e relacionamento entre empresas e clientes. E associados ao marketing promocional, tornam-se uma estratégia eficaz com os programas de incentivo, que estão fundamentados na motivação, reconhecimento e recompensa. A viagem de incentivo é uma forma de premiação oferecida pelas empresas, com uma programação personalizada e exclusiva para os contemplados terem uma experiência única e memorável. Este estudo de caso tem como premissa analisar o evento promovido pela operadora Visual, em 2013, no resort Iberostar Praia do Forte/Bahia (Brasil). O objetivo foi o de investigar as características do evento para estabelecer uma relação com o perfil das viagens de incentivo. Os principais métodos desta pesquisa qualitativa são a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi identificada uma adequação do evento com os conceitos das viagens de incentivo, dentro do contexto do modelo experiencial de Pine II e Gilmore (1999).


Palavras-chave


Eventos; Viagens de Incentivo; Experiência; Operadoras Turísticas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i2.46056