Análise do potencial turístico da Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, Maranhão, Brasil

Autores

  • Karoliny Diniz Carvalho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.45975

Palavras-chave:

Turismo, Festa popular, Festa do Divino Espírito Santo, Alcântara (MA).

Resumo

No artigo se analisa o potencial turístico da Festa do Divino Espírito Santo no município de Alcântara, Maranhão (Brasil). No entendimento das relações entre festas populares e turismo, buscou-se a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, pautada em dados bibliográficos e entrevistas com os organizadores da Festa. Com base em Guarinello (2001), Rangel (2002) e Hall (2001), no estudo se relaciona os conceitos de memória e identidade, apresentando os impactos positivos e negativos da atividade turística na cultura popular. Se analisa a dinâmica da Festa do Divino, ao tempo em que demonstra as possibilidades e desafios dessa manifestação cultural enquanto produto turístico de Alcântara, Maranhão. A pesquisa apontou para a necessidade de dotar o município de condições de infraestrutura básica e de serviços, além de prover estratégias de valorização da tradição popular, com vistas a consolidar Alcântara como destino turístico no mercado.

Biografia do Autor

Karoliny Diniz Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Turismo pela Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. Atividade profissional: Docente do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo, Maranhão.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

Carvalho, K. D. (2016). Análise do potencial turístico da Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, Maranhão, Brasil. Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.45975

Edição

Seção

Artigos