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Identidades cultural e turística de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte (RN), Brasil

Marcelo da Silva Taveira

Resumo


Trata-se de uma discussão teórica a respeito dos conceitos de identidades cultural e turística, que também apresenta dados empíricos coletados por meio de pesquisa de campo pertinente a estudos no âmbito das ciências sociais e humanas, realizados nos anos de 2014 e 2015. No texto se aborda a relação turismo e comunidades de praia, em São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte/RN, Brasil), importante destino turístico do litoral potiguar, cujos principais segmentos de mercado são: turismo de sol e praia e turismo de aventura. O cenário das relações socioculturais entre as populações anfitriã (comunidades de praia) e visitantes, revelou-se ao longo da pesquisa e percebeu-se quais os elementos que compunham as identidades do destino (percepção do turista) e da população local (dimensão sociocultural). Assim, neste artigo se retrata por meio de dados empíricos e arguições teórico-metodológicas, o conjunto de elementos culturais que traduziram as identidades, imbricadas em relações capitalistas, simbólicas, socioculturais, políticas e ambientais de tal processo.

Palavras-chave


Turismo; Identidade Cultural; Identidade Turística; São Miguel do Gostoso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i1.45935