Identidades cultural e turística de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte (RN), Brasil

Autores

  • Marcelo da Silva Taveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.45935

Palavras-chave:

Turismo, Identidade Cultural, Identidade Turística, São Miguel do Gostoso.

Resumo

Trata-se de uma discussão teórica a respeito dos conceitos de identidades cultural e turística, que também apresenta dados empíricos coletados por meio de pesquisa de campo pertinente a estudos no âmbito das ciências sociais e humanas, realizados nos anos de 2014 e 2015. No texto se aborda a relação turismo e comunidades de praia, em São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte/RN, Brasil), importante destino turístico do litoral potiguar, cujos principais segmentos de mercado são: turismo de sol e praia e turismo de aventura. O cenário das relações socioculturais entre as populações anfitriã (comunidades de praia) e visitantes, revelou-se ao longo da pesquisa e percebeu-se quais os elementos que compunham as identidades do destino (percepção do turista) e da população local (dimensão sociocultural). Assim, neste artigo se retrata por meio de dados empíricos e arguições teórico-metodológicas, o conjunto de elementos culturais que traduziram as identidades, imbricadas em relações capitalistas, simbólicas, socioculturais, políticas e ambientais de tal processo.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Taveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialização em Meio Ambiente e Políticas Públicas (UFRN), Mestrado em Geografia (UFRN), Doutorado em Ciências Sociais (UFRN). Atividade profissional: Professor do Curso de Turismo da UFRN/Campus Currais Novos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território da UFRN.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

Taveira, M. da S. (2016). Identidades cultural e turística de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte (RN), Brasil. Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.45935

Edição

Seção

Artigos