Dimensões da hospitalidade em um restaurante comercial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.45020

Palavras-chave:

Hospitalidade, Gastronomia italiana, Restaurante comercial, Comensalidade, Sociabilidade.

Resumo

Neste artigo se investiga um local público de alimentação fora do lar, com o objetivo de verificar como se estabeleciam as relações e vínculos sociais nesse espaço. Desenvolveu-se um estudo de caso no restaurante Madalosso, localizado em Curitiba (Paraná-PR), Brasil, utilizando a análise de documentos, visitas in loco, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como empreendimento familiar e de tradição italiana no estilo de servir e degustar, estava fortalecendo a sua identidade e o seu posicionamento no turismo e lazer. Os resultados constataram: bom atendimento, sentimentos de familiaridade, ausência de cerimônia e formalismo e o uso de regras e rituais. A experiência dos clientes envolvia a própria refeição e suas formas de interação e o contato com os funcionários. A percepção dos entrevistados reforçou a visão positiva do empreendimento como um lugar hospitaleiro em todas as suas dimensões, onde o bom acolhimento estava sendo fator de atração e fidelização do cliente, e a hospitalidade influenciava positivamente a comensalidade aliada à sociabilidade. A pesquisa foi realizada no próprio restaurante, sendo a divulgação da pesquisa sido autorizada formalmente pelos proprietários no período de 2013 a 2015.

Biografia do Autor

Luciema De Boer, Universidade Anhembi Morumbi

Formação: Bacharel em Direito pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, Graduação em Tecnologia da Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialização em Docência em ensino superior com ênfase em gastronomia pelo SENAC e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuação profissional: Professora do curso de Tecnologia em Gastronomia presencial e on-line da Universidade Anhembi Morumbi.

Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo

Formação: Graduação em Turismo, Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação, e Livre Docência em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional: Professor titular do Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e da Graduação em Turismo da Universidade Anhembi Morumbi. Professor Sênior da Universidade de São Paulo na área de Turismo.

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Publicado

30-04-2016

Como Citar

Boer, L. D., & Rejowski, M. (2016). Dimensões da hospitalidade em um restaurante comercial. Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.45020

Edição

Seção

Artigos