A Gestão de Inovação em Empresa de Eventos na Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
Resumo
No estudo verificam-se as características do processo da inovação, do ponto de vista da acumulação de capacidades, e suas implicações utilizando como base de estudos a análise de uma empresa aqui denominada como Alfa, (nome fictício), que estava atuando no segmento de feiras e eventos na cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil). A relevância deste trabalho se dá pela importância da área de eventos e sua contribuição para o turismo de negócios e eventos do Brasil. O trabalho tem como objetivo principal cotejar a literatura recente de inovação e acumulação de capacidades tecnológicas com evidências coletadas na empresa. Como objetivos intermediários deste estudo se buscou: traçar sugestões, baseadas em observação de características da inovação dentro da organização, à luz de Leonard-Barton (1998); e sugerir ações para acumulação de capacidade tecnológicas e inovação em empresas de eventos. A metodologia utilizada é qualitativa. Com base em entrevistas com gestores, observação direta e análise de documentos internos da Alfa foi possível realizar análise de conteúdo a fim de atingir o objetivo principal do trabalho. Na conclusão do artigo se descrevem recomendações aplicadas para que a empresa alcance novas fronteiras da inovação, bem como oferecer subsídios para outras empresas do setor de feiras e eventos implantarem ações inovadoras.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v8i3.42299