Administração estratégica em agência de viagens e turismo: uma aplicação do Balanced Scorecard (BSC)

Autores

  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná
  • Paulo André Alves Instituto de Ensino Superior de Londrina, Faculdade Educacional de Colombo.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41545

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Agência de turismo, Administração estratégica.

Resumo

O debate no que tange a administração estratégica tem intensificado a discussão sobre a necessidade de melhorar os níveis de efetividade visto que corresponde ao conjunto de decisões que determinam o futuro da organização. O recorte abordado nesta investigação tem maior aderência à fase de implementação e controle no transcurso da gestão estratégica discutindo-se a utilização do instrumento balanced scorecard (BSC), para o gerenciamento estratégico de uma agência de viagens localizada em Curitiba (Paraná, Brasil). O objetivo central da investigação foi descrever o processo e o resultado alcançado pela referida agência ao implementar o seu planejamento estratégico por meio do BSC. Diante da especificidade da pesquisa, para o alcance dos seus objetivos, toma-se por método de coleta e análise de dados a observação participante, considerando que ela auxilia analisar a realidade social, tentando captar os conflitos e tensões existentes no processo de promover as mudanças necessárias. Com base no estudo realizado no ano de 2013, verificou-se que com a aplicação da ferramenta, obteve-se uma melhoria na gestão, aumento da produtividade representada pela redução de custos em 29,4% e a melhoria da qualidade dos serviços com apenas 0,9% de reclamações dos clientes atendidos.

Biografia do Autor

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná

Formação: Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC), Especialização em Turismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Crus do Sul/RS (UNISC). Atividade profissional: Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Paulo André Alves, Instituto de Ensino Superior de Londrina, Faculdade Educacional de Colombo.

Formação: Graduação em Administração pela Sociedade de Paranaense de Ensino e Informática (SPEI), Especialização em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e MBA em inteligência de negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professor do Instituto de Ensino Superior de Londrina, Faculdade Educacional de Colombo. sador do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

21-06-2016

Como Citar

Feger, J. E., & Alves, P. A. (2016). Administração estratégica em agência de viagens e turismo: uma aplicação do Balanced Scorecard (BSC). Turismo E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41545

Edição

Seção

Artigos