Educação e produção de conhecimento em turismo e em lazer com base na dinâmica pedagógica de resolução de problemas

Autores

  • Edegar Luis Tomazzoni USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41235

Palavras-chave:

Turismo e Lazer, Educação, Problemas, Conhecimento, Autoaprendizagem.

Resumo

Em razão da diversidade de segmentos em turismo e lazer, a formação do profissional na área é, ao mesmo tempo, complexa e promissora. A aprendizagem baseada em resolução de problemas (ABP) diferencia-se significativamente da pedagogia tradicional, em que o professor, por meio de aulas expositivas, é o principal ator do processo de ensino. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da disciplina Resolução de Problemas II (RP II) para o ensino e para a produção de conhecimento em turismo e lazer. A disciplina integra a grade curricular do Curso de Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).   No método do artigo, descreve-se a dinâmica pedagógica e, como exemplos, destacam-se dez estudos produzidos, nos anos de 2012 e 2013, pelos grupos de alunos. A experiência mostra que o intercâmbio de ideias, por meio de discussões, as pesquisas de campo e o autoaprendizado instigam os alunos dos primeiros semestres do curso à produção de conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades para intervenções na realidade e para atuação no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Edegar Luis Tomazzoni, USP

Graduação em Engenharia Química (PUCRS), Especialização em Administração (UFRGS). Mestrado em Turismo (UCS). Doutorado em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo pela Escola de Ciências e Comunicações (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Atividade profissional: Docente do Mestrado em Turismo, do Mestrado em Mudança Social e Participação Política e do Curso de Graduação em Lazer e Turismo, na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

21-06-2016

Como Citar

Tomazzoni, E. L. (2016). Educação e produção de conhecimento em turismo e em lazer com base na dinâmica pedagógica de resolução de problemas. Turismo E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41235

Edição

Seção

Artigos