Turismo rural pedagógico como prática educativa que favorece a aprendizagem: a impressão de um grupo de professoras

Autores

  • Angela Luciane Klein Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41056

Palavras-chave:

Educação, Práticas educativas, Turismo rural pedagógico.

Resumo

Os desafios que o sistema educacional apresenta ao longo destes últimos anos demandam práticas educativas inovadoras. Neste sentido, o presente artigo tem como propósito discutir a respeito da impressão de um grupo de professoras sobre o turismo rural pedagógico enquanto prática educativa que favorece a aprendizagem. Trata-se, pois, de um recorte da pesquisa científica realizada no ano de 2011, em nível de mestrado, cujas análises contemplaram duas experiências de turismo rural pedagógico: o projeto ‘Viva Ciranda’, em Joinville, SC e o Roteiro ‘Caminhos Rurais’ de Porto Alegre, RS. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 22 professoras, responsáveis pelas turmas de alunos que visitaram as propriedades rurais pedagógicas nos meses de agosto a novembro de 2011. Deste grupo, 14 atuavam em escolas municipais de Joinville e 8 em escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados evidenciaram uma impressão favorável por parte das professoras. Para essas profissionais, as atividades desenvolvidas no âmbito das propriedades rurais, além de favorecer o aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos específicos desenvolvidos em sala de aula, também possibilitaram a compreensão e valorização do trabalho do agricultor e das suas atividades produtivas. Conclui-se, desse modo, que a prática do turismo rural pedagógico emergiu como uma atividade que permite aos alunos experiências enriquecedoras e aos professores, uma maneira de ensinar os conteúdos trabalhados em sala de aula, relacionando teoria e prática, confirmada pelas impressões analisadas. 

Biografia do Autor

Angela Luciane Klein, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Graduação em Pedagogia e Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atividade profissional: Professora de Apoio Pedagógico do Ensino Fundamental. Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atividade profissional: Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

21-06-2016

Como Citar

Klein, A. L., & de Souza, M. (2016). Turismo rural pedagógico como prática educativa que favorece a aprendizagem: a impressão de um grupo de professoras. Turismo E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41056

Edição

Seção

Artigos