Análise dos valores organizacionais na “indústria hoteleira” dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil)

Autores

  • Thaís Ribeiro Niedzwiecki Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréia de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.40380

Palavras-chave:

Turismo, Valores organizacionais, Hotéis, Cultura corporativa.

Resumo

Os valores organizacionais são parte fundamental da cultura corporativa de uma empresa. Eles representam os princípios compartilhados, as convicções dominantes, aquilo em que as pessoas de uma organização acreditam. Diante da representatividade do tema para as organizações e da escassez de estudos sobre valores organizacionais no setor hoteleiro, neste estudo se analisou os valores organizacionais em hotéis dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil). Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e análise de conteúdo.
A relação dos hotéis investigados foi retirada do website da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo - região Sudeste do Brasil - totalizando 381 empresas hoteleiras. A maioria delas possuía endereço eletrônico disponível, porém a amostra foi composta por 31 hotéis que divulgaram nele seus valores. A partir de então foram analisados quais os elementos estavam presentes nos valores organizacionais desses hotéis. Os resultados mostraram que quando analisados em categorias, os valores relativos à harmonia foram os mais adotados pelos hotéis, seguidos de valores inerentes ao comprometimento e autonomia. Os elementos de destaque foram “ética” e “sustentabilidade”, bem como, “lealdade”, “excelência”, “atitude positiva”, “companheirismo”, “comprometimento”, “responsabilidade social”, “cordialidade”, “crescimento” e “motivação” apresentando a maior frequência dentre os valores organizacionais divulgados pelos hotéis.

Biografia do Autor

Thaís Ribeiro Niedzwiecki, Universidade Federal de Santa Catarina

Formação: Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atividade profissional: Contadora.

Andréia de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Formação: Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado) e Especialização em Gestão Financeira e Controladoria pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atividade profissional: Contadora.

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Formação: Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Valência (Espanha). Atividade profissional: Professor do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração (UFSC).

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

Niedzwiecki, T. R., de Lima, A., & Lunkes, R. J. (2016). Análise dos valores organizacionais na “indústria hoteleira” dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil). Turismo E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.5380/tes.v9i1.40380

Edição

Seção

Artigos