A QUALIDADE PERCEBIDA PELO PACIENTE ATRAVÉS DOS SERVIÇOS DA HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a hospitalidade na área da saúde

Autores

  • Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas UEPG
  • Janaina Therezinha de Souza Hospital Bom Jesus

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.39994

Palavras-chave:

Hotelaria Hospitalar, Qualidade, Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, Hospitalidade, Hospital Universitário.

Resumo

A multidisciplinaridade da área do turismo tem possibilitado novas áreas de atuação do profissional, incluindo o setor de saúde. Na hotelaria hospitalar os conceitos da hotelaria tradicional são adaptados às necessidades das instituições de saúde. A estruturação da hotelaria hospitalar tem sido aplicada em hospitais, tanto públicos como privados, com crescimento expressivo nas instituições de saúde. Este trabalho objetivou identificar os fatores responsáveis por agregar a qualidade percebida pelo paciente no ambiente hospitalar por meio dos serviços coordenados pela hotelaria. Para tanto, foi analisada a funcionalidade dos serviços de hotelaria hospitalar de hospital universitário, utilizado como estudo de caso. Para a composição dos resultados foram utilizados os formulários do serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), preenchidos por pacientes e acompanhantes que receberam os serviços no hospital em estudo. A partir dessa análise pôde-se comprovar a importância da hotelaria hospitalar estar estruturada com objetivo de oferecer serviços de qualidade aos pacientes, adaptando os serviços hoteleiros à realidade e às particularidades de uma instituição de saúde. Comprovou-se que os serviços de apoio estavam oferecendo conforto e bem estar, auxiliando pacientes e familiares, inferindo na expectativa inicial do paciente de hospital público e superando suas expectativas.

Biografia do Autor

Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas, UEPG

Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – SC), Especialização em Gestão de Pessoas em Organizações pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE – PR), Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Janaina Therezinha de Souza, Hospital Bom Jesus

Graduação em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

21-06-2016

Como Citar

Mascarenhas, R. G. T., & Souza, J. T. de. (2016). A QUALIDADE PERCEBIDA PELO PACIENTE ATRAVÉS DOS SERVIÇOS DA HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a hospitalidade na área da saúde. Turismo E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.39994

Edição

Seção

Artigos