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Inovação e identidade vitivinícola da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil): os cursos de degustação de vinhos como estratégias de Turismo de Experiência

Edegar Luis Tomazzoni, Silvia Helena Zanirato

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a eficácia dos cursos de degustação de vinhos no contexto de gestão e de inovação das atrações vitivinícolas da Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Brasil. A Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul foi criada para melhorar a qualidade das uvas e dos vinhos brasileiros. De acordo com autores da história do evento, como Adami (1975) e Ribeiro (2002), a primeira edição realizou-se em 1931, e, conforme a Comissão Organizadora, responsável pela realização da Festa da Uva, em 2014, realizou-se a 30ª edição do evento, com 700 expositores e 650 mil visitantes. Em 2000, criaram-se os cursos de degustação de vinhos. Os métodos de pesquisa foram os de pesquisa ação, observação direta e análise de conteúdos das falas de organizadores e de gestores das vinícolas expositoras, bem como de matérias da imprensa. Verificou-se que, além de inovação incremental e estratégia de merchandising, os cursos agregam valor à programação do evento e à oferta do turismo de experiência vitivinícola regional.

Palavras-chave


Vinho; Inovação; Turismo de Experiência; Festa da Uva; Caxias do Sul (Brasil).

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v7i3.38864