Inovação e identidade vitivinícola da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil): os cursos de degustação de vinhos como estratégias de Turismo de Experiência

Autores

  • Edegar Luis Tomazzoni Universidade de São Paulo (USP)
  • Silvia Helena Zanirato Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38864

Palavras-chave:

Vinho, Inovação, Turismo de Experiência, Festa da Uva, Caxias do Sul (Brasil).

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a eficácia dos cursos de degustação de vinhos no contexto de gestão e de inovação das atrações vitivinícolas da Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Brasil. A Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul foi criada para melhorar a qualidade das uvas e dos vinhos brasileiros. De acordo com autores da história do evento, como Adami (1975) e Ribeiro (2002), a primeira edição realizou-se em 1931, e, conforme a Comissão Organizadora, responsável pela realização da Festa da Uva, em 2014, realizou-se a 30ª edição do evento, com 700 expositores e 650 mil visitantes. Em 2000, criaram-se os cursos de degustação de vinhos. Os métodos de pesquisa foram os de pesquisa ação, observação direta e análise de conteúdos das falas de organizadores e de gestores das vinícolas expositoras, bem como de matérias da imprensa. Verificou-se que, além de inovação incremental e estratégia de merchandising, os cursos agregam valor à programação do evento e à oferta do turismo de experiência vitivinícola regional.

Biografia do Autor

Edegar Luis Tomazzoni, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Doutorado em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo pela Escola de Ciências e Comunicações (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Atividade profissional: Docente do Mestrado em Mudança Social e Participação Política; do Mestrado em Turismo e do Curso de Graduação em Lazer e Turismo, na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

Silvia Helena Zanirato, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado em Geografia Política pela Universidade de São Paulo (USP) e em História pela Universidad de Sevilla (Espanha). Atividade profissional: Docente do Curso de Gestão Ambiental (EACH) e dos Programas de Pós-graduação em Ciência Ambiental e em Mudança Social e Participação Política, ambos da USP.

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Publicado

31-07-2014

Como Citar

Tomazzoni, E. L., & Zanirato, S. H. (2014). Inovação e identidade vitivinícola da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil): os cursos de degustação de vinhos como estratégias de Turismo de Experiência. Turismo E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38864

Edição

Seção

Artigos