Enoturismo e Turismo de Experiência: novas possibilidades para a inclusão de pessoas com deficiência visual - Vinícola Dezem (Toledo, Paraná, Brasil)

Autores

  • Camila Bizinelli Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Franciele Manosso Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria Henriqueta Sperandio Gimenes-Minasse Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Silvana do Rocio de Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38860

Palavras-chave:

Enoturismo, Turismo de Experiência, Deficiência Visual, Acessibilidade, Vinícola Dezem, Toledo - PR.

Resumo

O enoturismo é um segmento em amplo crescimento, no Brasil e no exterior. Este artigo tem como objetivo averiguar como o enoturismo e o turismo de experiência podem ser trabalhados juntos como forma de inclusão de pessoas com deficiência, sobretudo a visual. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como um estudo de caso da Vinícola Dezem (Toledo, Paraná), envolvendo não apenas a visita ao local, mas, também a realização de um conjunto de entrevistas (com representantes da vinícola e com deficientes visuais). Como principais resultados destacaram-se: o empreendimento em questão ainda não se encontrava pronto para receber pessoas com deficiência visual e os principais impeditivos se referem às barreiras visuais e ao atendimento prestado. Em relação às necessidades das pessoas com deficiência visual, a maioria diz respeito a barreiras estruturais e comunicacionais - incluindo sinalização, textos em braile e atendimento. Observou-se que as principais adaptações necessárias podem ser realizadas sem que haja grandes investimentos financeiros.

Biografia do Autor

Camila Bizinelli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Franciele Manosso, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Henriqueta Sperandio Gimenes-Minasse, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Graduação em Turismo (Bacharelado), Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo, Mestrado em Sociologia e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora e Pesquisadora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades e do Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Silvana do Rocio de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Doutorado em Geografia (UFPR). Professora e Pesquisadora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

31-07-2014

Como Citar

Bizinelli, C., Manosso, F., Gimenes-Minasse, M. H. S., & Souza, S. do R. de. (2014). Enoturismo e Turismo de Experiência: novas possibilidades para a inclusão de pessoas com deficiência visual - Vinícola Dezem (Toledo, Paraná, Brasil). Turismo E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38860

Edição

Seção

Artigos