Festividades: representações simbólicas no turismo brasileiro

Autores/as

  • Maisa França Teixeira Universidade Estadual de Goiás
  • Salete Kozel Teixeira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37145

Palabras clave:

Festividades, Catira, Folias, Festas de Boi, Turismo.

Resumen

A Catira, as Folias e as Festas de Boi são autênticas festividades, sendo algumas das manifestações mais ricas do folclore brasileiro, compostas por representações da alegria, criatividade e principalmente da arte do povo. Existe então, uma dinâmica sócio-espacial percebida pela inter-relação entre cultura-identidade-turismo, dado que essa associação permite a um grupo social identificar-se ou distingui-se dos demais, mediante suas caracterizações culturais advindas de uma cultura em um local turístico. A metodologia utilizada foi a consulta a uma ampla bibliografia que baliza os temas propostos. Foi possível verificar por meio das festividades a criação de um sentimento de pertencimento ao espaço em que se vive, e tal enraizamento cria territorialidades culturais, simbolizadas e também turistificadas.

Biografía del autor/a

Maisa França Teixeira, Universidade Estadual de Goiás

Formação: Graduação em Planejamento Turístico (CEFET-GO), Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Substituta da Universidade Estadual de Goiás.

Salete Kozel Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Formação: Graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Geografia (IESA/LABOTER – Universidade Federal de Goiás). Atividade Profissional: Professora Adjunto 4 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2014-01-31

Cómo citar

Teixeira, M. F., & Teixeira, S. K. (2014). Festividades: representações simbólicas no turismo brasileiro. Turismo E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37145

Número

Sección

Artigos