Micro e pequenas empresas no turismo: aspectos teórico-conceituais

Autores

  • Kleber de Oliveira da Silva Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Sara Joana Gadotti dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i1.36220

Palavras-chave:

Turismo, Micro e pequenas empresas, Análise bibliométrica, Estado da arte.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a produção científica sobre micro e pequenas empresas (MPE) no turismo no contexto brasileiro e internacional entre 1990 a 2014. Para a identificação dos artigos, foram consultadas duas bases de dados (ScienceDirect e EBSCO) e duas editoras (SAGE e Emerald), que indexam e publicam os principais periódicos de turismo na língua inglesa no mundo. No caso dos periódicos Brasileiros, utilizou-se como referência o website “Publicações de Turismo”, que indexa as principais revistas científicas brasileiras de turismo. O levantamento resultou em 196 artigos consultados (21 brasileiros e 175 internacionais). Para cada artigo foram utilizados parâmetros de análise quantitativos e qualitativos: a evolução das pesquisas na área; as principais temáticas pesquisadas; definições de MPE adotadas; empresas objetos de estudo e localidades estudadas. Os resultados apontaram a necessidade do desenvolvimento de uma base teórica mais densa sobre o tema, além de uma análise de MPE no turismo de um modo mais analítico, ressaltando as características da realidade local, na qual essas empresas estão inseridas. Também é apresentado um panorama das principais contribuições dos estudos sobre micro e pequenas empresas no Brasil e no exterior.

Biografia do Autor

Kleber de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Sara Joana Gadotti dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Formação: Graduação em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atividade profissional: Professora doutora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

da Silva, K. de O., & dos Anjos, S. J. G. (2015). Micro e pequenas empresas no turismo: aspectos teórico-conceituais. Turismo E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.5380/tes.v8i1.36220

Edição

Seção

Artigos