O Enoturismo na Região Leste do Estado de São Paulo (Brasil) e na Província de Yamanashi (Japão): Similaridades e Assimetrias

Autores/as

  • Geni Satiko Sato Instituto de Economia Agrícola da Agência de Tecnologia dos Agronegócios do Estado e São Paulo.
  • Yasuo Ohe Chiba University.
  • Shimpei Shimoura Chiba University.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i1.35887

Palabras clave:

Enoturismo, São Paulo (Brasil), Yamanashi (Japão).

Resumen

A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso exploratório do turismo do vinho, da região leste do estado de São Paulo (Brasil) e da região de Yamanashi, localizada na área central do Japão. A pesquisa em São Paulo foi realizada de fevereiro a agosto de 2013 e o dados levantados em Yamanashi, durante o mês de setembro de 2011. Os resultados indicaram que a principal similaridade entre as regiões foi a preferência do turista pelo day tour. Como principal assimetria constatou-se que em Yamanashi os turistas visitavam a região para realizar degustações e tour nas vinícolas enquanto que em São Paulo a visitação ocorria principalmente, durante as festividades da uva e vinho. Outra diferença identificada foi o investimento que as vinícolas de Yamanashi realizaram para fortalecer o vinho Koshu no mercado internacional.

Biografía del autor/a

Geni Satiko Sato, Instituto de Economia Agrícola da Agência de Tecnologia dos Agronegócios do Estado e São Paulo.

Formação: Graduação em Engenharia de Alimento pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestrado em Economia Agrícola pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz (ESALQ-USP) e Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas (EAESP-FGV). Atividade profissional: Pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola da Agência de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA-APTA).

Yasuo Ohe, Chiba University.

Formação: Graduação em Economia Agrícola, Mestrado em Ciências Ambientais e Doutorado em Economia Agrícola pela Hokkaido University. Atividade profissional: Professor do Departamento de Food and Resource Economics da Chiba University, Japão.

Shimpei Shimoura, Chiba University.

Formação: Bacharelado em Agronomia pela Tokyo University of Agriculture and Technology, Mestrado em Agricultura e Doutorado em Agricultura pela Kyoto Prefectural University.  Atividade profissional: Professor do Departamento de Food and Resource Economics da Chiba Universty, Japão.

Publicado

2015-04-30

Cómo citar

Sato, G. S., Ohe, Y., & Shimoura, S. (2015). O Enoturismo na Região Leste do Estado de São Paulo (Brasil) e na Província de Yamanashi (Japão): Similaridades e Assimetrias. Turismo E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.5380/tes.v8i1.35887

Número

Sección

Artigos