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Redes sociais e turismo: reflexões no contexto do desenvolvimento regional

Sarah Marroni Minasi, Rogério Leandro Lima da Silveira

Resumo


O estudo das redes sociais é relevante para melhor compreender os atores sociais e suas relações e interações sociais. Assim, procura-se entender o modo como se articulam os atores, os conflitos presentes nas relações sociais, entre outros temas. Neste ensaio se aborda a relação das redes sociais e o turismo. Buscou-se evidenciar as correlações entre a formação de redes sociais, a expansão da atividade turística e o desenvolvimento regional. Apresenta-se como objetivo uma reflexão sobre a relação entre a configuração de redes sociais e os agentes do turismo na dinamização da atividade turística e promoção do desenvolvimento regional. Portanto, esse artigo se constitui em uma discussão teórica baseada na revisão bibliográfica produzida sobre a temática em foco. Notou-se que a revisão do papel de cada agente social do turismo nos processos de apropriação dos territórios turísticos e das redes regionais estabelecidas favorece uma nova instância de gestão para o desenvolvimento do setor. Portanto, ações de cooperação em rede estão diretamente relacionadas com o fortalecimento da gestão no âmbito regional, a descentralização da gestão, e a promoção de dinâmicas do desenvolvimento regional.

Palavras-chave


Turismo; Território; Redes sociais; Desenvolvimento Regional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i2.35787