Marketing Turístico: um estudo sobre as práticas de publicidade existentes na comercialização de pacotes turísticos

Autores/as

  • Jackson de Souza Faculdade Estácio de Sergipe Universidade Federal de Sergipe
  • Tiago Silva Alves de Brito Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Faculdade de Educação (FAE); Faculdade FEAD/MG; Centro Universitário UNA/MG; Rede Cursos Educar; Escola Técnica Novo Rumo/MG

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.35179

Palabras clave:

Turismo, Marketing turístico, Publicidade, Pacotes turísticos.

Resumen

O turismo é um dos maiores setores da economia e, cada vez mais, tem sido aliado a determinadas práticas de marketing para a promoção de seus produtos em todo o mundo. No Brasil, esta prática vem desde o reconhecimento do turismo como uma atividade econômica promissora, na década de 1960. Porém, somente a partir do século XXI torna-se possível reconhecer o bom planejamento que está sendo feito com o intuito de reverter os problemas iniciais: os impactos no meio ambiente, a ausência de políticas públicas e legislação para organizar e gerir as atividades turísticas no Brasil. Desse modo, o presente estudo visa contextualizar sobre a fusão do marketing e do turismo no país e fazer uma reflexão sobre as práticas de marketing e publicidade nos produtos comercializados no setor, sobretudo nos pacotes turísticos, a partir de uma pesquisa exploratória. Os resultados indicaram que tais técnicas vêm se tornando eficazes, tendo em vista a boa comercialização dos produtos e a satisfação dos consumidores, que mesmo em minoria, sofrem alguns transtornos, mas, mesmo assim respondem de forma positiva quando indagados sobre novas viagens por meio de pacotes.

Biografía del autor/a

Jackson de Souza, Faculdade Estácio de Sergipe Universidade Federal de Sergipe

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Faculdade Estácio de Sergipe. Acadêmico do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atividade discente: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibix) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tiago Silva Alves de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Faculdade de Educação (FAE); Faculdade FEAD/MG; Centro Universitário UNA/MG; Rede Cursos Educar; Escola Técnica Novo Rumo/MG

Formação: Graduação em Geografia pelo Centro Universitário Newton Paiva, Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade FEAD/MG, Especialização em Análise Ambiental e Mestrado em Meio Ambiente e Turismo pelo Centro Universitário UMA. Atividade profissional: Tutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Faculdade de Educação (FAE); Tutor e Monitor da Faculdade FEAD/MG nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Turismo; Professor no Centro Universitário UNA/MG no curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento; Professor Conteudista e Tutor da Rede Cursos Educar na área de Turismo; e Professor da Faculdade e Escola Técnica Novo Rumo/MG no Curso de Segurança do Trabalho.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Souza, J. de, & Alves de Brito, T. S. (2014). Marketing Turístico: um estudo sobre as práticas de publicidade existentes na comercialização de pacotes turísticos. Turismo E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.35179

Número

Sección

Artigos