Os Caminhos do Desenvolvimento no Turismo: o deslocamento da abordagem centralizada na renda para a abordagem com foco nas pessoas

Autores/as

  • Renata Mayara Moreira de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Bosco Araújo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.33607

Palabras clave:

Turismo-desenvolvimento, Abordagem, desenvolvimento como liberdade.

Resumen

A relação desenvolvimento x turismo não é clara e não pode ser estabelecida apenas com base em dados quantitativos. Levando isso em consideração, o artigo parte do entendimento da necessidade de pensar em novas conexões entre o binômio turismo e desenvolvimento, com a pretensão de contribuir para a consubstanciação de uma discussão balizadora do que se entende por desenvolvimento induzido pela atividade turística. Nessa perspectiva, objetiva-se apresentar os princípios orientadores do que pode ser considerada uma leitura ética do desenvolvimento no turismo. Para isso realizou-se a articulação do desenvolvimento entendido como expansão das capacidades e liberdades dos indivíduos - o desenvolvimento como liberdade – com o turismo, buscando mostrar de que forma é possível, esse fenômeno social, enquanto atividade econômica, contribuir para a transformação social. Ao fim das argumentações chegou-se à conclusão de que entender e trabalhar em prol do que se espera e do que se quer alcançar com a atividade turística para uma determinada sociedade é o primeiro passo para que esta se constitua com potencialidade para a transformação social, sendo fundamental a cooperação entre os diversos atores do turismo. 

Biografía del autor/a

Renata Mayara Moreira de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

João Bosco Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Formação: Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atividade profissional: Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no curso de graduação em Ciências Sociais e na Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Lima, R. M. M. de, & Costa, J. B. A. da. (2014). Os Caminhos do Desenvolvimento no Turismo: o deslocamento da abordagem centralizada na renda para a abordagem com foco nas pessoas. Turismo E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.33607

Número

Sección

Artigos