Turismo sexual: Carnaval, os prazeres da carne

Autores/as

  • Nicole Kira Marques Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus FECEA.
  • Lorena Angélica Mancini Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus FECEA

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.33491

Palabras clave:

Turismo Sexual, Carnaval, Prostituição.

Resumen

O trabalho em questão vem explorar sobre um assunto bastante polêmico e pouco divulgado na mídia, o turismo sexual. Este segmento turístico vem crescendo de maneira significativa no Brasil e no mundo, acontecendo muitas vezes de forma clandestina. O foco do trabalho é analisar de forma qualitativa o turismo sexual no carnaval brasileiro de 2013, especificamente em três cidades, sendo elas o Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O instrumento utilizado para se levantar os dados foi uma entrevista semiestruturada com garotas de programa das cidades citadas anteriormente, para verificar com as mesmas o fluxo e o perfil destes turistas que procuram por seus serviços nas épocas carnavalescas. Mediante as análises foi possível verificar que este segmento necessita de mais estudos qualitativos para realmente se entender a dimensão real do problema, visto que analisar o fenômeno apenas no carnaval é muito restrito para um problema que tem tomado proporções alarmantes.

Biografía del autor/a

Nicole Kira Marques, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus FECEA.

Formação: Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus FECEA. Atividade profissional: Secretária na Student Travel Bureau (STB).

Lorena Angélica Mancini, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus FECEA

Formação: Graduação em Turismo e Hotelaria (Bacharelado) pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR); Especialização em Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Especialização em Metodologia da Ação Docente com Ênfase no Ensino Superior, pela Faculdade Paranaense (FACCAR); Mestrado em Turismo pela Universidade do Itajaí (UNIVALI). Atividade profissional: Professora Assistente na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Marques, N. K., & Mancini, L. A. (2014). Turismo sexual: Carnaval, os prazeres da carne. Turismo E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.5380/tes.v7i2.33491

Número

Sección

Artigos