A concepção dos pacotes turísticos para o Circuito da Fé do Brasil: entre a comercialização e a experiência da fé

Autores/as

  • Juliana Ribeiro Tomas da Silva Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.31749

Palabras clave:

Turismo Religioso, Comercialização, Experiência, Fé, Motivações.

Resumen

O Turismo Religioso estimula a economia de mais de 300 cidades no Brasil, sendo a maioria delas localizadas no interior do país. Tendo em vista essa representatividade objetivou-se compreender a relação entre o lucro e a experiência da fé na concepção dos pacotes turísticos com destino ao Circuito Turístico Religioso localizado no Vale do Paraíba - interior de São Paulo (Brasil). A pesquisa estruturou-se sob a abordagem quantitativa e qualitativa, e se recorreu à pesquisa bibliográfica e à de campo para o estabelecimento de análise comparativa entre as motivações de um turista religioso e os serviços oferecidos pelas agências. A análise foi estruturada a partir de seis variáveis (Escolha da categoria dos hotéis e pousadas; Preparação espiritual e reflexiva para a viagem; Tempo destinado ao lazer; Momentos solitários e em grupo; Interação com a comunidade local e Tempo para a visita nos lugares sagrados). Como resultado, destaca-se que os pacotes se encontram em uma fase de transição – entre uma concepção pautada na comercialização e outra voltada para a experiência - sendo considerados alguns aspectos importantes relacionados com a experiência da fé e outras motivações desejadas pelos turistas.

Biografía del autor/a

Juliana Ribeiro Tomas da Silva Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação (Bacharelado) em Planejamento Integrado do Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atividade profissional: Gerente Executiva no Macaé Convention & Visitors Bureau.

Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Turismo pelas Faculdades Integradas Newton Paiva, Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo Unicentro Newton Paiva, Mestrado em Administração pela FEAD/Minas. Atividade profissional: Professora Assistente – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG.).

Cómo citar

Nunes, J. R. T. da S., & Oliveira, A. P. G. S. de. (2013). A concepção dos pacotes turísticos para o Circuito da Fé do Brasil: entre a comercialização e a experiência da fé. Turismo E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.31749

Número

Sección

Artigos