Open Journal Systems

A Imagem da Cidade em Fotografias Online: Estudo de Caso do Site Flickr sobre Curitiba (Paraná, Brasil)

Franciele Cristina Manosso, Camila Bizinelli, José Manoel Gonçalves Gândara

Resumo


A imagem dos destinos turísticos pode ser considerada uma forma eficaz de atração, principalmente quando bem trabalhada pelo marketing. Nesta conjuntura, a presente pesquisa tem como objetivo central a compreensão de como a imagem de Curitiba (Paraná, Brasil) vem sendo percebida pelos turistas que a visitam, utilizando-se como objeto de estudo a rede social Flickr, onde tanto turistas quanto moradores podem postar fotografias a respeito do que vivenciam em seu cotidiano e em suas visitas aos destinos. Para tal, utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como, as categorias de análise discutidas por Donaire e Galí (2011). Nesse sentido, como resultado da pesquisa destaca-se que os atrativos turísticos de Curitiba são considerados relevantes para o turista, sendo os parques e praças àqueles que mais se destacaram nas fotografias analisadas. Outro aspecto que deve ser salientado é a postagem de fotos que mostram Curitiba panoramicamente, isto é, que buscam destacar a dinamicidade encontrada na cidade e, não somente, alguns pontos centrais, mostrando assim, que Curitiba tem muito a oferecer tanto aos seus moradores quanto aos turistas que a visitam.


Palavras-chave


Turismo; Marketing; Imagem; Fotografia; Flickr; Curitiba – PR.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i4.31747