A Imagem da Cidade em Fotografias Online: Estudo de Caso do Site Flickr sobre Curitiba (Paraná, Brasil)

Autores

  • Franciele Cristina Manosso Universidade Federal do Paraná
  • Camila Bizinelli Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.31747

Palavras-chave:

Turismo, Marketing, Imagem, Fotografia, Flickr, Curitiba – PR.

Resumo

A imagem dos destinos turísticos pode ser considerada uma forma eficaz de atração, principalmente quando bem trabalhada pelo marketing. Nesta conjuntura, a presente pesquisa tem como objetivo central a compreensão de como a imagem de Curitiba (Paraná, Brasil) vem sendo percebida pelos turistas que a visitam, utilizando-se como objeto de estudo a rede social Flickr, onde tanto turistas quanto moradores podem postar fotografias a respeito do que vivenciam em seu cotidiano e em suas visitas aos destinos. Para tal, utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como, as categorias de análise discutidas por Donaire e Galí (2011). Nesse sentido, como resultado da pesquisa destaca-se que os atrativos turísticos de Curitiba são considerados relevantes para o turista, sendo os parques e praças àqueles que mais se destacaram nas fotografias analisadas. Outro aspecto que deve ser salientado é a postagem de fotos que mostram Curitiba panoramicamente, isto é, que buscam destacar a dinamicidade encontrada na cidade e, não somente, alguns pontos centrais, mostrando assim, que Curitiba tem muito a oferecer tanto aos seus moradores quanto aos turistas que a visitam.

Biografia do Autor

Franciele Cristina Manosso, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Camila Bizinelli, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná.

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela UFPR, Mestrado em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão, Doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canária. Atividade profissional: Professor e Pesquisador do Departamento de Turismo, do curso de Graduação em Turismo, do Mestrado e Doutorado em Geografia e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Manosso, F. C., Bizinelli, C., & Gândara, J. M. G. (2013). A Imagem da Cidade em Fotografias Online: Estudo de Caso do Site Flickr sobre Curitiba (Paraná, Brasil). Turismo E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.5380/tes.v6i4.31747

Edição

Seção

Artigos