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Políticas públicas de promoção do turismo: uma análise acerca dos parques urbanos de Goiânia (Goiás/GO, Brasil)

Carolina Ferreira da Costa Streglio, Ivanilton José de Oliveira

Resumo


Atualmente, os parques urbanos são espaços bastante valorizados nas grandes cidades, e, devido o caráter distintivo que os mesmos estabelecem na paisagem urbana, nota-se que, frequentemente, essas áreas verdes são designadas como atrativos turísticos. Tendo em vista que Goiânia se insere nessa conjuntura, no presente trabalho se analisou as principais políticas públicas de promoção do turismo, implementadas em nível federal, estadual e municipal, bem como seus reflexos sobre os parques urbanos do município de Goiânia, com o intuito de verificar a efetividade e eficácia dos mencionados planos e projetos, e fornecer subsídio para melhorias no atendimento ao turista que visita os parques de Goiânia. Na operacionalização deste trabalho, a princípio, realizou-se uma revisão teórico-conceitual acerca dos temas de relevância para o trabalho. Em seguida foram realizados trabalhos de campo em dois parques – um em bairro nobre da cidade (Parque Flamboyant) e outro em região periférica (Parque da Lagoa) –, para observação, registro fotográfico e aplicação de questionários. Foram consultados também órgãos públicos de interesse para a pesquisa, com vistas à aquisição de dados e a realização de entrevistas com os técnicos responsáveis pelos parques. Diante dos dados obtidos, constatou-se que muitos dos projetos elaborados pelo poder público não se tornaram efetivos, logo seus reflexos nos parques urbanos de Goiânia ainda se mostram incipientes. Não obstante haja potencial, bem como o reconhecimento da atratividade turística pela maioria dos usuários dos parques analisados, ainda são necessárias diversas medidas que promovam e possibilitem a consolidação da atividade turística.


Palavras-chave


Parques Urbanos; Goiânia; Potencial turístico

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i3.31397