Trabalhando o turismo no contexto escolar: reflexões a partir de experiência no ensino de geografia no município de São João do Cariri (Paraíba/PB, Brasil)

Autores

  • Luiz Gustavo Morais Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Ozéas Jordão Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Cleandro Alves de Almeida Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.30995

Palavras-chave:

Turismo, Ensino-aprendizagem, Cidadania.

Resumo

O turismo tomado como temática de trabalho docente aparece em algumas literaturas como mecanismo com múltiplas capacidades de transformar o cenário do ensino de Geografia, permitindo uma leitura espacial capaz de conceber maior dinâmica e sucesso no fazer pedagógico. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de trabalho docente que tomou como proposta de ensino o uso do turismo como temática para as aulas de Geografia em uma escola pública localizada no município de São João do Cariri-PB. A metodologia utilizada levou em conta a revisão de literatura e procedimentos metodológicos tais como, exposição dos conteúdos, sucedidos de discussões e desenvolvimento de atividades dentro e fora de sala de aula. Como etapas de fechamento do trabalho foram realizadas um estudo de caso e a exposição dos trabalhos desenvolvidos. Os resultados apontaram que os alunos ampliaram o grau de conhecimento sobre o espaço em que vivem e elevaram a autoestima, bem como, o processo de ensino-aprendizagem mostrou-se fecundo na promoção do exercício da cidadania ao despertar nos alunos o desejo e engajamento em ações na transformação da realidade.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Morais, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba

Ozéas Jordão Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialização em Metodologia das Ciências pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutorando em Geografia pela Universidade de Granada – UGR (Espanha), na área de concentração: turismo rural. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Cleandro Alves de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - (UFPB) e em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – (UEPB). Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – (UFCG).

Downloads

Publicado

25-08-2013

Como Citar

Morais, L. G., Silva, O. J., & de Almeida, C. A. (2013). Trabalhando o turismo no contexto escolar: reflexões a partir de experiência no ensino de geografia no município de São João do Cariri (Paraíba/PB, Brasil). Turismo E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.30995

Edição

Seção

Artigos