Trabalhando o turismo no contexto escolar: reflexões a partir de experiência no ensino de geografia no município de São João do Cariri (Paraíba/PB, Brasil)
Resumo
O turismo tomado como temática de trabalho docente aparece em algumas literaturas como mecanismo com múltiplas capacidades de transformar o cenário do ensino de Geografia, permitindo uma leitura espacial capaz de conceber maior dinâmica e sucesso no fazer pedagógico. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de trabalho docente que tomou como proposta de ensino o uso do turismo como temática para as aulas de Geografia em uma escola pública localizada no município de São João do Cariri-PB. A metodologia utilizada levou em conta a revisão de literatura e procedimentos metodológicos tais como, exposição dos conteúdos, sucedidos de discussões e desenvolvimento de atividades dentro e fora de sala de aula. Como etapas de fechamento do trabalho foram realizadas um estudo de caso e a exposição dos trabalhos desenvolvidos. Os resultados apontaram que os alunos ampliaram o grau de conhecimento sobre o espaço em que vivem e elevaram a autoestima, bem como, o processo de ensino-aprendizagem mostrou-se fecundo na promoção do exercício da cidadania ao despertar nos alunos o desejo e engajamento em ações na transformação da realidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i3.30995