Open Journal Systems

Hotelaria de Luxo: como elementos visuais do ambiente estimulam a expectativa das experiências extraordinárias

Alan Machado Gomes, Viviane Santos Salazar, Yákara Vasconcelos Pereira Leite

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar como hotéis de luxo utilizam elementos visuais para criar ambientes que permitam estimular a expectativa da experiência extraordinária. A pesquisa destaca que a utilização de determinados elementos no ambiente interferem positivamente na experiência de consumo do cliente. Com uma natureza qualitativa, a pesquisa optou por um método de análise visual. Dois hotéis de luxo foram selecionados e desses hotéis, três ambientes internos foram analisados por meio de fotografias encontradas nos sites das respectivas empresas. Para a análise dos dados, foram estabelecidos critérios como arquitetura, decoração, layout, mobiliário, cores, iluminação e elementos presentes no ambiente, previamente testados por outros pesquisadores. Os resultados obtidos indicam que elementos visuais do ambiente estimulam a visão e a expectativa das experiências extraordinárias.


Palavras-chave


Hotelaria; Marketing de Serviços; Luxo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i3.30656