Hotelaria de Luxo: como elementos visuais do ambiente estimulam a expectativa das experiências extraordinárias

Autores/as

  • Alan Machado Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.30656

Palabras clave:

Hotelaria, Marketing de Serviços, Luxo.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo analisar como hotéis de luxo utilizam elementos visuais para criar ambientes que permitam estimular a expectativa da experiência extraordinária. A pesquisa destaca que a utilização de determinados elementos no ambiente interferem positivamente na experiência de consumo do cliente. Com uma natureza qualitativa, a pesquisa optou por um método de análise visual. Dois hotéis de luxo foram selecionados e desses hotéis, três ambientes internos foram analisados por meio de fotografias encontradas nos sites das respectivas empresas. Para a análise dos dados, foram estabelecidos critérios como arquitetura, decoração, layout, mobiliário, cores, iluminação e elementos presentes no ambiente, previamente testados por outros pesquisadores. Os resultados obtidos indicam que elementos visuais do ambiente estimulam a visão e a expectativa das experiências extraordinárias.

Biografía del autor/a

Alan Machado Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Graduação em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Endereço para correspondência: Departamento de Hotelaria e Turismo (UFPE).

Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Graduação em Hotelaria, Mestrado em Administração e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do curso de Hotelaria (UFPE). Endereço para correspondência: Departamento de Hotelaria e Turismo (UFPE).

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração pela UFPE. Coordenadora e Professora de Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Publicado

2013-08-25

Cómo citar

Gomes, A. M., Salazar, V. S., & Leite, Y. V. P. (2013). Hotelaria de Luxo: como elementos visuais do ambiente estimulam a expectativa das experiências extraordinárias. Turismo E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.30656

Número

Sección

Artigos