Os jardins históricos: da dimensão patrimonial ao seu potencial turístico

Autores

  • Susana Silva Universidade de Coimbra
  • Paulo Carvalho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.30655

Palavras-chave:

Património Histórico/Cultural, Jardins Históricos, Turismo de Jardins.

Resumo

O património cultural e paisagístico ligado aos jardins históricos configura um recurso turístico estratégico dos territórios e, não raras as vezes, incorpora elementos da identidade e imagem dos mesmos, constituindo por isso, documentos culturais e históricos fundamentais na preservação e fortalecimento da memória cultural e da identidade coletiva de uma sociedade, assim como atrações turísticas por si só e por direito próprio. Tendo como matriz metodológica uma revisão aprofundada da literatura científica e dos principais documentos orientadores e normativos internacionais de referência, contextualizou-se a dimensão patrimonial dos jardins históricos e explicitou-se a sua dimensão turística e lúdica atual. Como principais conclusões referem-se a relevância do turismo de jardins em países como, por exemplo, a França e o Reino Unido, bem como o potencial deste nicho para a atividade turística em Portugal.

Biografia do Autor

Susana Silva, Universidade de Coimbra

Licenciatura em Geografia, área de especialização em Ambiente e Desenvolvimento (Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra). Mestrado em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento (Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra). Doutoranda do curso de Geografia Humana (Universidade de Coimbra). Investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) das Universidades de Coimbra, Porto e Braga.

Paulo Carvalho, Universidade de Coimbra

Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de Coimbra. Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) das Universidades de Coimbra, Porto e Braga. Diretor da Licenciatura em Turismo, Lazer e Património. Docente do Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento e do Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

25-08-2013

Como Citar

Silva, S., & Carvalho, P. (2013). Os jardins históricos: da dimensão patrimonial ao seu potencial turístico. Turismo E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.30655

Edição

Seção

Artigos