Open Journal Systems

Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para a competitividade na Hotelaria

Mariana de Freitas Coelho, Malusa Gosling, Carlos Alberto Gonçalves

Resumo


Esse artigo tem como objetivo discutir a relação entre ações de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa no âmbito da hotelaria e suas possíveis contribuições para competitividade do setor hoteleiro. O método utilizado envolveu a coleta de dados de hotéis do município de Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil), mediante um estudo de caso descritivo. Avaliou-se o discurso formal, o discurso pronunciado e subtendido, silenciado pelo responsável por cada hotel na interpretação dos pesquisadores. O estudo buscou descrever as ações dos dirigentes hoteleiros com reflexos causais no desempenho organizacional de maneira estratégica. As estratégias pesquisadas com ênfase foram a associação do hotel a alguma rede hoteleira ou instituição turística local; e a prática de ações relacionadas à responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Os fatores operacionais destacados pelos hoteleiros e identificados como indutores da competitividade dos empreendimentos foram: (1) Organização em redes e franquias; (2) Manutenção e investimento em infraestrutura e equipamentos de lazer; (3) Qualificação da mão de obra, notadamente em serviços; (4) Orientação estratégica de mercado e, (5) Ações de responsabilidade social corporativa. Finalmente, as ações sustentáveis nos hotéis pesquisados enfocam principalmente a gestão rígida de caixa, com ênfase em controle de centros de custos operacionais. A responsabilidade social corporativa e sustentabilidade apresentam menor prioridade estratégica para os gestores.


Palavras-chave


Desempenho hoteleiro; Sustentabilidade em hotelaria; Responsabilidade Social; Competitividade no setor hoteleiro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i3.27958