Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para a competitividade na Hotelaria

Autores/as

  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Malusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.27958

Palabras clave:

Desempenho hoteleiro, Sustentabilidade em hotelaria, Responsabilidade Social, Competitividade no setor hoteleiro.

Resumen

Esse artigo tem como objetivo discutir a relação entre ações de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa no âmbito da hotelaria e suas possíveis contribuições para competitividade do setor hoteleiro. O método utilizado envolveu a coleta de dados de hotéis do município de Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil), mediante um estudo de caso descritivo. Avaliou-se o discurso formal, o discurso pronunciado e subtendido, silenciado pelo responsável por cada hotel na interpretação dos pesquisadores. O estudo buscou descrever as ações dos dirigentes hoteleiros com reflexos causais no desempenho organizacional de maneira estratégica. As estratégias pesquisadas com ênfase foram a associação do hotel a alguma rede hoteleira ou instituição turística local; e a prática de ações relacionadas à responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Os fatores operacionais destacados pelos hoteleiros e identificados como indutores da competitividade dos empreendimentos foram: (1) Organização em redes e franquias; (2) Manutenção e investimento em infraestrutura e equipamentos de lazer; (3) Qualificação da mão de obra, notadamente em serviços; (4) Orientação estratégica de mercado e, (5) Ações de responsabilidade social corporativa. Finalmente, as ações sustentáveis nos hotéis pesquisados enfocam principalmente a gestão rígida de caixa, com ênfase em controle de centros de custos operacionais. A responsabilidade social corporativa e sustentabilidade apresentam menor prioridade estratégica para os gestores.

Biografía del autor/a

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Turismo e Especialização em Avaliação, Gestão e Elaboração de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Administração pela UFMG. Professora Bolsista do Curso de Design de Moda da UFMG.

Malusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado), Mestrado em Administração e Doutorado em Administração pela UFMG. Professora Adjunta II da UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor Associado da UFMG e da Universidade FUMEC nas Faculdades de Ciências Econômicas e Ciências Empresariais.

Publicado

2013-08-25

Cómo citar

Coelho, M. de F., Gosling, M., & Gonçalves, C. A. (2013). Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para a competitividade na Hotelaria. Turismo E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.5380/tes.v6i3.27958

Número

Sección

Artigos