Âncoras de Carreira para Agentes de Viagens: Um Estudo Exploratório com Base no Modelo de Edgard Schein

Autores/as

  • Juliana de Moraes Nascimento Universidade Metodista de São Paulo
  • Naiara Fernandes da Costa Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i1.26756

Palabras clave:

Carreira, Âncoras de Carreira, Agente de Viagens, Turismo.

Resumen

O mercado de trabalho dos agentes de viagens é um campo em constanteexpansão. Todos os dias novos empreendimentos são abertos no Brasil e com ocrescimento desta atividade, cada vez mais pessoas estão buscando entrar no mercadoturístico. Com isso, o presente estudo teve por objetivo identificar as inclinaçõesprofissionais dos agentes de viagens de acordo com o inventário de âncoras de carreiraproposta por Schein (1993, 1996), bem como as suas principais características, paraadequá-las às necessidades das agências e obter o melhor de cada funcionário.Abordam-se primeiramente as principais conceituações de termos utilizados no turismoe conceitos de gestão de pessoas no que tange a planos de carreira. Mostra-se tambémum panorama das agências de viagens, bem como a evolução de seus profissionais.Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva e quantitativa a fim de melhor construirum referencial teórico sobre o tema. Uma pesquisa de campo foi realizada junto aosagentes de viagens, onde são apresentadas análises, somadas ao referencial teórico,sobre aspectos de suas formações pessoais, sobre suas carreiras e também sobre odesenvolvimento das mesmas, através da identificação do perfil dos agentes de viagensno mercado da cidade de São Paulo, Brasil.

Biografía del autor/a

Juliana de Moraes Nascimento, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de São Paulo. Consultora de Viagens na Alatur Turismo.

Naiara Fernandes da Costa, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de São Paulo. Consultora de Viagens na Adorno Turismo.

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Adjunto e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2013-02-02

Cómo citar

Nascimento, J. de M., Costa, N. F. da, & Bispo, M. de S. (2013). Âncoras de Carreira para Agentes de Viagens: Um Estudo Exploratório com Base no Modelo de Edgard Schein. Turismo E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.5380/tes.v6i1.26756

Número

Sección

Artigos