Distribuição espacial da hotelaria de rede no estado do Paraná (Brasil)

Autores

  • Daniel Raminelli Píccolo Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.26690

Palavras-chave:

Distribuição espacial, Hotelaria de rede, Demanda turística, Paraná.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a distribuição espacial das redes de hotéis que atuam no Paraná (Brasil). Foram realizadas uma revisão bibliográfica e leituras pertinentes à temática, além da busca de dados referentes à demanda turística dos municípios do recorte espacial da pesquisa através do banco de dados da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná (SETU) e do levantamento das redes de hotéis que atuam no Estado através do Guia 4 Rodas (2010), da editora Abril. Os dados foram sistematizados e analisados através da confecção de tabelas e cartogramas. Com o crescimento do turismo de negócios na capital paranaense e em cidades do interior, como, por exemplo, Londrina e Maringá, há uma atração de redes de hotéis que atendem aos chamados homens de negócios. Observa-se que há uma concentração de redes nos principais destinos do Estado, bem como na cidade de Foz do Iguaçu, que atrai turistas que viajam a lazer.

Biografia do Autor

Daniel Raminelli Píccolo, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da rede pública de ensino do Estado do Paraná. Endereço para correspondência: Rua Dr. Faivre, 405 (3º andar). CEP: 80060-140 – Curitiba – Paraná (Brasil). Telefone: 41 3360-5231.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Turismo pela UFPR, Especialização em Marketing Internacional pela SIOI de Roma e em Economia do Turismo pela Universidade Bocconi de Milão, Mestrado em Gestão do Turismo pela SSCTS de Milão e Doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Pós-doutorados em sustentabilidade, qualidade, marketing, recursos humanos, termalismo, planejamento e gestão de destinos turísticos e hotéis nas Universidades de Alicante, Las Palmas, Málaga, Valencia e Vigo, onde é professor, pesquisador e orientador convidado nos respectivos Mestrados e Doutorados em Turismo. Professor e pesquisador do Departamento de Turismo da UFPR, ministrando aulas e orientando no curso de Graduação em Turismo, na Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo e no Mestrado e Doutorado em Geografia. Coeditor da CULTUR – Revista de Cultura e Turismo. Endereço para correspondência: Rua Dr. Faivre, 405 (3º andar). CEP: 80060-140 – Curitiba – Paraná (Brasil). Telefone: 41 3360-5231.

Downloads

Publicado

14-10-2012

Como Citar

Píccolo, D. R., & Gândara, J. M. G. (2012). Distribuição espacial da hotelaria de rede no estado do Paraná (Brasil). Turismo E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.26690

Edição

Seção

Artigos