Turismo Gourmand: O luxo e a gastronomia como vetores para o apetite de viajar

Autores

  • Ewerton Reubens Coelho Costa

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.26584

Palavras-chave:

Turismo Gourmand, Luxo, Gastronomia.

Resumo

Este artigo tem como foco identificar pontos importantes das ligações entre o luxo e o turismo, e como eles forjam-se num contexto evolutivo onde a alta gastronomia se configura como elemento-chave para dar vida ao turismo gourmand. O trabalho foi desenvolvido com base na revisão bibliográfica. Dentre os principais resultados, confirma-se que a presença do luxo na gastronomia vem desde a antiguidade; que o conhecimento sobre alimentos de luxo foram disseminados a partir de viagens – elemento característico da atividade turística; e, que a gastronomia combinada com ingrediente de luxo tem o poder de atrair visitantes, criando assim o segmento turístico gourmand.

Biografia do Autor

Ewerton Reubens Coelho Costa

Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Formador de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pelo Ministério de Turismo – MTUR e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Como Citar

Costa, E. R. C. (2012). Turismo Gourmand: O luxo e a gastronomia como vetores para o apetite de viajar. Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.26584

Edição

Seção

Artigos