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Turismo: o ensino de graduação no Brasil

Marlene Matias

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama do ensino de graduação em turismo no Brasil, compreendendo: o ensino presencial de graduação em turismo e das denominadas áreas afins ao turismo e o ensino a distância de graduação em turismo e de áreas afins ao turismo. Para demonstrar esse panorama foram realizadas pesquisas em fontes secundárias como livros, anuários estatísticos e sites. Inicialmente apresentam-se as origens e a evolução dos cursos de graduação em turismo e das áreas afins ao turismo no país, e também se mostra o comportamento da atividade em termos de números de cursos, vagas oferecidas, candidatos inscritos no vestibular e em outros processos seletivos, ingressos e egressos. Posteriormente é apresentada uma análise do ensino de graduação das áreas afins ao turismo onde são apontadas suas relações e as possíveis interferências que estão provocando no ensino do turismo. Na sequência aborda-se o ensino a distância de turismo e áreas afins ao turismo. Nas considerações finais apresenta-se uma análise comparativa do ensino de graduação em turismo em relação ao ensino das áreas afins ao turismo.

Palavras-chave


Curso de Turismo; Ensino de Turismo; Áreas afins ao turismo; Ensino a distância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i1.26581