Turismo: o ensino de graduação no Brasil

Autores

  • Marlene Matias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.26581

Palavras-chave:

Curso de Turismo, Ensino de Turismo, Áreas afins ao turismo, Ensino a distância.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama do ensino de graduação em turismo no Brasil, compreendendo: o ensino presencial de graduação em turismo e das denominadas áreas afins ao turismo e o ensino a distância de graduação em turismo e de áreas afins ao turismo. Para demonstrar esse panorama foram realizadas pesquisas em fontes secundárias como livros, anuários estatísticos e sites. Inicialmente apresentam-se as origens e a evolução dos cursos de graduação em turismo e das áreas afins ao turismo no país, e também se mostra o comportamento da atividade em termos de números de cursos, vagas oferecidas, candidatos inscritos no vestibular e em outros processos seletivos, ingressos e egressos. Posteriormente é apresentada uma análise do ensino de graduação das áreas afins ao turismo onde são apontadas suas relações e as possíveis interferências que estão provocando no ensino do turismo. Na sequência aborda-se o ensino a distância de turismo e áreas afins ao turismo. Nas considerações finais apresenta-se uma análise comparativa do ensino de graduação em turismo em relação ao ensino das áreas afins ao turismo.

Biografia do Autor

Marlene Matias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

 Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutoranda do Programa de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora do curso de Turismo da PUCSP; e consultora da área de turismo.

Downloads

Publicado

16-04-2012

Como Citar

Matias, M. (2012). Turismo: o ensino de graduação no Brasil. Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.26581

Edição

Seção

Artigos