Qualificação para as atividades do turismo: Perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de empresas de alimentação fora do lar na Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina (Brasil)

Autores

  • Fernando Goulart Rocha Instituto Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Mortimer Amaral Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25458

Palavras-chave:

Alimentação fora do lar, Trabalhadores, Proprietários, Gestores.

Resumo

A pesquisa foi realizada entre novembro de 2008 e março de 2009 a fim de levantar o perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de estabelecimentos de alimentação fora do lar em municípios da Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina. Metodologia: A pesquisa foi realizada em sete municípios: Florianópolis, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba. Foram respondidos 1.516 questionários: 1.110 por funcionários (73,22%) e 406 por gestores ou proprietários (26,78%). Resultados: Os resultados apontaram para a ampla demanda de trabalhadores que não possuíam certificação técnica para as atividades que estavam desempenhando. Em relação aos gestores e proprietários, percebeu-se, principalmente, a necessidade de investirem em formação profissional para as rotinas administravas que exerciam. Considerações Finais: Avaliaram-se como imprescindíveis programas de capacitação profissional para trabalhadores, gestores e proprietários envolvidos com o setor de alimentação fora do lar na área investigada. Por outro lado, é pertinente a concepção de indicadores que permitam levantar dados relacionados à qualidade dos serviços de alimentação oferecidos aos turistas e à população residente.

Biografia do Autor

Fernando Goulart Rocha, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Ciências Humanas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Fabiana Mortimer Amaral, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em Farmácia – Bioquímica Tecnologia de Alimentos, Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Produção de Alimentos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

16-04-2012

Como Citar

Rocha, F. G., & Amaral, F. M. (2012). Qualificação para as atividades do turismo: Perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de empresas de alimentação fora do lar na Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina (Brasil). Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25458

Edição

Seção

Artigos