O turismo como indutor de desenvolvimento: revisitando as dimensões ambiental, econômica e sociocultural

Autores

  • Jaciel Gustavo Kunz Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25384

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Sociedade, Cultura.

Resumo

O turismo constitui-se em um fenômeno social a ser evocado em meio às abordagens de desenvolvimento. Tal disposição diz respeito tanto à pesquisa científica quanto à formulação de políticas públicas integradas. Lançando mão de procedimentos metodológicos de abordagem quantitativa e qualitativa, com predominância destes, o presente artigo, de caráter exploratório, propõe-se, essencialmente, a elaborar uma análise do turismo como indutor de processos de desenvolvimento. O turismo sustentável, assim como o desenvolvimento que engendra, pode ser analisado a partir de aspectos das suas dimensões ambiental, econômica e sociocultural, tangenciando outros vieses, como o político-institucional. Como síntese, evidencia-se a constatação de que as benesses possíveis do turismo sustentável mostram-se como sendo de ordens das mais diversas, perpassando variadas instâncias da sociedade, prerrogativa a ser continuamente evidenciada.

Biografia do Autor

Jaciel Gustavo Kunz, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

16-04-2012

Como Citar

Kunz, J. G. (2012). O turismo como indutor de desenvolvimento: revisitando as dimensões ambiental, econômica e sociocultural. Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25384

Edição

Seção

Artigos