Open Journal Systems

Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil)

Daiana Silva Gomes, Karol Monteiro Mota, André Riani Costa Perinotto

Resumo


O objetivo desse estudo foi o de verificar a visão dos professores de um Colégio Estadual localizado em Parnaíba (Piauí, Brasil), acerca da educação patrimonial por meio do turismo pedagógico. Para tanto, utilizou-se o maior colégio (em termos de alunos matriculados) estadual do município. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, de campo, com a aplicação de entrevistas e questionários; após isso, tabularam-se os dados e houve os cruzamentos desses dados, para se obter as informações necessárias para realizar uma análise criteriosa. Diante dos resultados das análises, percebeu-se que os professores afirmaram ter interesse em utilizar o turismo pedagógico, de forma a complementar e contribuir positivamente com o desenvolvimento do conteúdo da disciplina de História, e consequentemente, ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Turismo Pedagógico; Educação Patrimonial; Educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i1.25326