Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil)

Autores/as

  • Daiana Silva Gomes
  • Karol Monteiro Mota Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí -UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25326

Palabras clave:

Turismo Pedagógico, Educação Patrimonial, Educação

Resumen

O objetivo desse estudo foi o de verificar a visão dos professores de um Colégio Estadual localizado em Parnaíba (Piauí, Brasil), acerca da educação patrimonial por meio do turismo pedagógico. Para tanto, utilizou-se o maior colégio (em termos de alunos matriculados) estadual do município. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, de campo, com a aplicação de entrevistas e questionários; após isso, tabularam-se os dados e houve os cruzamentos desses dados, para se obter as informações necessárias para realizar uma análise criteriosa. Diante dos resultados das análises, percebeu-se que os professores afirmaram ter interesse em utilizar o turismo pedagógico, de forma a complementar e contribuir positivamente com o desenvolvimento do conteúdo da disciplina de História, e consequentemente, ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Biografía del autor/a

Daiana Silva Gomes

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, Parnaíba).

Karol Monteiro Mota, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora Assistente I – D.E. – Curso de Turismo da UFPI (Parnaíba).

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutorando em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Assistente II - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI (Parnaíba).

Publicado

2012-04-16

Cómo citar

Gomes, D. S., Mota, K. M., & Perinotto, A. R. C. (2012). Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil). Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25326

Número

Sección

Artigos