Open Journal Systems

Consultor de viagens: o profissional do novo mercado turístico

Vanessa de Oliveira Menezes, Ana Paula Santos Staxhyn

Resumo


As agências de turismo estão modificando suas formas de negócio e como comercializam seus produtos; isso se deve às transformações que a globalização e a evolução da tecnologia trouxeram para o mercado de viagens. Uma dessas formas é a consultoria de viagens, modalidade esta, que oferece conhecimento especializado e confiabilidade nas informações. A fim de oferecer contribuição sobre o assunto, o objetivo geral deste artigo é fazer uma discussão teórica acerca do tema consultoria de viagens, dando ênfase à figura do consultor. A metodologia aplicada neste estudo foi a de pesquisa bibliográfica, onde se buscou em livros, artigos, periódicos específicos da área de agenciamento e correlatos, o que foi produzido sobre o tema em questão. Os resultados obtidos mostraram que o consultor de viagens é uma evolução do agente de viagens. Que este profissional deve possuir habilidades e competências diferentes das esperadas pelos agentes e que esta modalidade precisa ser mais discutida e disseminada pelos gestores dos empreendimentos ligados ao mercado de viagens.

Palavras-chave


Agência de Turismo; Consultoria de Viagens; Consultor de Viagens.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v4i2.24769