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Acessibilidade: visita técnica a três dos melhores restaurantes de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Carliane Ileicy da Silva, Sérgio Rodrigues Leal

Resumo


A falta de acessibilidade em infraestrutura e de capacitação de recursos humanos é uma das principais barreiras do direito de ir e vir com autonomia e dignidade das pessoas com deficiência. Os equipamentos de alimentação estão entre os equipamentos turísticos mais procurados e utilizados tanto pelos turistas como pelas populações autóctones. Com base nesses fatos, o objetivo desse trabalho foi o de analisar, no contexto do turismo inclusivo, se três dos melhores empreendimentos gastronômicos da cidade do Natal atendiam aos padrões de estrutura física e prestação de serviços necessários para o público de pessoas com deficiência. Para tal, utilizando-se do método de observação participante, foram realizadas visitas técnicas nos três restaurantes escolhidos. Os resultados mostraram que os restaurantes estudados cumpriam a maioria das exigências legais no tocante à acessibilidade. No entanto, com exceção de um dos restaurantes, apresentaram problemas na qualidade e adequação do serviço prestado às pessoas com deficiências.

Palavras-chave


Turismo; Restaurantes; Acessibilidade; Turismo inclusivo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v4i2.24767