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Percepção geográfica e planejamento turístico: um estudo sobre a Sazonalidade

Luciane Scheuer

Resumo


Neste artigo se traz uma reflexão teórico-descritiva sobre sazonalidade do turismo e para tanto são tecidas considerações sobre o fenômeno turístico, seu planejamento e questões ligadas à percepção geográfica do turismo, focando algumas situações relacionadas ao município de Guaratuba (Paraná, Brasil). O turismo está em constante expansão no Brasil, mas percebe-se que seu crescimento na maioria das vezes é desordenado e com objetivos de curto prazo. Para reverter os impactos negativos da sazonalidade, principalmente em balneários de veraneio, muito ainda deve ser feito, começando por estudos que levantem dados e analisem as situações dos municípios que passam por tais problemas, voltando seus resultados para o planejamento da atividade. Guaratuba sofre anualmente com os efeitos advindos da sazonalidade principalmente econômicos e sociais. Utilizando pesquisa exploratória e observação assistemática obteve-se como resultado uma análise preliminar sobre a sazonalidade no município, percebendo-se, dessa forma, a necessidade de conhecer o seu território e saber pensar o espaço para o desenvolvimento da atividade turística ordenada.

Palavras-chave


Turismo; Sazonalidade; Planejamento; Guaratuba.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v4i2.24764