Percepção geográfica e planejamento turístico: um estudo sobre a Sazonalidade

Autores

  • Luciane Scheuer Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR) em Paranaguá (PR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24764

Palavras-chave:

Turismo, Sazonalidade, Planejamento, Guaratuba.

Resumo

Neste artigo se traz uma reflexão teórico-descritiva sobre sazonalidade do turismo e para tanto são tecidas considerações sobre o fenômeno turístico, seu planejamento e questões ligadas à percepção geográfica do turismo, focando algumas situações relacionadas ao município de Guaratuba (Paraná, Brasil). O turismo está em constante expansão no Brasil, mas percebe-se que seu crescimento na maioria das vezes é desordenado e com objetivos de curto prazo. Para reverter os impactos negativos da sazonalidade, principalmente em balneários de veraneio, muito ainda deve ser feito, começando por estudos que levantem dados e analisem as situações dos municípios que passam por tais problemas, voltando seus resultados para o planejamento da atividade. Guaratuba sofre anualmente com os efeitos advindos da sazonalidade principalmente econômicos e sociais. Utilizando pesquisa exploratória e observação assistemática obteve-se como resultado uma análise preliminar sobre a sazonalidade no município, percebendo-se, dessa forma, a necessidade de conhecer o seu território e saber pensar o espaço para o desenvolvimento da atividade turística ordenada.

Biografia do Autor

Luciane Scheuer, Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR) em Paranaguá (PR)

Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo (UFPR) e em Gestão Empresarial pela Faculdade Mater Dei (Pato Branco, Paraná). Mestre e Doutoranda em Geografia (UFPR). Professora do curso de Turismo do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR) em Paranaguá (PR) e Professora do Curso de Administração do Instituto Superior de Pesquisa em Extensão (ISEPE) em Guaratuba (PR).

Downloads

Publicado

23-10-2011

Como Citar

Scheuer, L. (2011). Percepção geográfica e planejamento turístico: um estudo sobre a Sazonalidade. Turismo E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24764

Edição

Seção

Artigos