Contribuições teóricas dos estudos de performance para a análise da dinâmica das relações entre turismo e cultura

Autores

  • Karoliny Diniz Carvalho UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24757

Palavras-chave:

Turismo, Performance, Formas Festivas, Identidade, Tradução Cultural.

Resumo

O artigo busca analisar as contribuições da teoria da performance para a análise da dinâmica das relações entre turismo e cultura, notadamente no que se refere ao processo de transformação das manifestações populares em produtos de lazer e entretenimento. Discute as novas possibilidades de interpretação dos eventos turísticos para além das categorias de aculturação e autenticidade, enfatizando a reflexividade e a tradução cultural visando o entendimento das modificações dos conteúdos simbólicos dos sistemas culturais a partir das quais se afirma uma determinada representação identitária como forma de legitimação da experiência turística.

Biografia do Autor

Karoliny Diniz Carvalho, UFMA

Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia (BA). Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

2011-10-23

Como Citar

Carvalho, K. D. (2011). Contribuições teóricas dos estudos de performance para a análise da dinâmica das relações entre turismo e cultura. Turismo E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.5380/tes.v4i2.24757

Edição

Seção

Artigos