Identificação de elementos objetivos e subjetivos no comportamento do consumidor como suporte ao desenvolvimento de produtos: um estudo na atividade turística

Autores/as

  • Mauro Caetano
  • Leonardo Francisco Figueiredo Neto
  • Carlos Alberto Xavier do Nascimento
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v4i1.21385

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Consumo alimentar, Turismo

Resumen

Serviços relacionados à alimentação se constituem na maior contribuição dos gastos realizados pelos turistas durante suas viagens. Dessa forma, torna-se importante identificar os fatores que interferem no seu comportamento alimentar, tema esse pouco explorado pela literatura da área. Esse trabalho busca apresentar alguns elementos objetivos e subjetivos, tratados aqui como utilitarismo e hedonismo, respectivamente, que são considerados pelos consumidores nas suas escolhas por produtos alimentícios quando visitam um destino turístico. A partir de uma pesquisa exploratória e uma survey junto a turistas durante sua visita a um destino turístico, identificou-se que as orientações hedônicas no consumo de alimentos, mais evidentes entre turistas do sexo feminino, interferem significativamente no comportamento dos consumidores. A principal contribuição do trabalho está na análise desses elementos e sua contribuição para o desenvolvimento de novos produtos turísticos.

Biografía del autor/a

Mauro Caetano

Graduação em Turismo com ênfase em Planejamento Turístico (UFPR). Mestrado em Agronegócios (UFMS/UnB/UFG). Doutorado em Engenharia de Produção (USP). Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Leonardo Francisco Figueiredo Neto

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela USP. Doutor em Engenharia de Produção (USP). Professor do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Carlos Alberto Xavier do Nascimento

Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas (Faculdades Integradas Rui Barbosa). Mestrado em Agronegócios (UFMS/UnB/UFG). Coordenador do Curso de Administração de Empresas na Faculdade de Administração e Negócios (REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior) de Ribeirão Preto/SP.

Milton Augusto Pasquotto Mariani

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela USP.  Professor do Mestrado em Administração da UFMS.

Cómo citar

Caetano, M., Figueiredo Neto, L. F., do Nascimento, C. A. X., & Mariani, M. A. P. (2011). Identificação de elementos objetivos e subjetivos no comportamento do consumidor como suporte ao desenvolvimento de produtos: um estudo na atividade turística. Turismo E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.5380/tes.v4i1.21385

Número

Sección

Artigos