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Identificação de elementos objetivos e subjetivos no comportamento do consumidor como suporte ao desenvolvimento de produtos: um estudo na atividade turística

Mauro Caetano, Leonardo Francisco Figueiredo Neto, Carlos Alberto Xavier do Nascimento, Milton Augusto Pasquotto Mariani

Resumo


Serviços relacionados à alimentação se constituem na maior contribuição dos gastos realizados pelos turistas durante suas viagens. Dessa forma, torna-se importante identificar os fatores que interferem no seu comportamento alimentar, tema esse pouco explorado pela literatura da área. Esse trabalho busca apresentar alguns elementos objetivos e subjetivos, tratados aqui como utilitarismo e hedonismo, respectivamente, que são considerados pelos consumidores nas suas escolhas por produtos alimentícios quando visitam um destino turístico. A partir de uma pesquisa exploratória e uma survey junto a turistas durante sua visita a um destino turístico, identificou-se que as orientações hedônicas no consumo de alimentos, mais evidentes entre turistas do sexo feminino, interferem significativamente no comportamento dos consumidores. A principal contribuição do trabalho está na análise desses elementos e sua contribuição para o desenvolvimento de novos produtos turísticos.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Consumo alimentar; Turismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v4i1.21385